OURILÂNDIA DO NORTE – Pará

OURILÂNDIA DO NORTE – Pará

O município de Ourilândia do Norte, desmembrado de J. Félix do Xingu, nasceu de uma curretela formada de garimpeiros e outros trabalhadores que não tinham acesso ao Projeto Tucumã, implantado em São Felix do Xingu, em 1980. À construtora Andrade Gutierrez coube a execução do projeto que, elitizado, trazia gente de fora para tomar parte dele diretamente.

Havia uma picada que dava início à estrada para a implantação da Rodovia PA-279, justamente onde se firmou a currutela, onde os homens que não podiam entrar no Projeto Tucumã juntavam-se. Por questões econômicas e sociais, em 1983 o Getat implantou nesse local uma colônia, agora Ourilândia do Norte, nome dado em razão dos muitos garimpos existente na região.

Antes de ser oficialmente Ourilândia do Norte, era colônia, denominada de Guarita I e Guarita II. Muitos colonos, que não sabiam identificar o (I) em algarismo romano, chamavam-se de Guaritaí. O progresso que chegava a São Félix do Xingu, em virtude do Projeto Tucumã, não alcançava Ourilândia do Norte, onde o povo, que crescia em número ficava apenas a observar, já com a idéia de transformar todo aquele conglomerado em município.

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR ESTÁ INDICANDO PARA VOCÊ EM OURILÂNDIA DO NORTE.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

13 + sixteen =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram