SALINÓPOLIS – Pará

SALINÓPOLIS – Pará

Salinópolis no estado do Pará é uma cidade famosa por seus rios e praias de água doce, Salinas é à entrada da “Amazônia Atlântica”, um mix de mangue com a beleza natural das praias oceânicas.

 O povoado de Salinópolis foi criada quando o Governo do Capitão-General André Vital de Negreiros, ordenou ao capitão-mor do Pará Feliciano Correa, em 1656, que construísse uma atalaia para que se pudesse avistar os navios que se aproximavam da costa.

 Contudo, a fundação da cidade é atribuída a Francisco Gonçalves Ribeiro, que com excelente poder administrativo conseguiu auxilio financeiro do Governador para construir uma igreja e manteve as despesas do vigário do povoado.

Também chamada de Salinas, a cidade tem vários pontos turísticos, como as praias desertas na Vila de Cuiarana, o Lago da Coca-Cola, a Orla do Maçarico, a fonte de água mineral de Caranã, igarapés e dunas de areia. Por causa de suas inúmeras praias, Salinópolis, é o paraíso para os amantes do surfe e da pratica de esportes aquáticos.

A praia de Atalaia é a mais movimentada de Salinas. Localizada a 13km da cidade, ela tem águas limpas e cristalinas, areias finas, dunas e pequenos lagos.

 Vizinha a Atalaia está à praia do Farol Velho, juntas elas se estendem por cerca de 20 quilômetros de extensão.

 Atalaia, Itaranajá e Do Buraco são as principais ilhas da região, onde as praias, rios, lagos, igarapés e a flora e fauna típicos da Amazônia dão um verdadeiro espetáculo.

Ilhas – As ilhas ao redor de Salinas são uma opção de passeio. Nesses lugares, o destaque fica por conta de paisagens exuberantes e intocadas, da rica fauna e flora, além da tranquilidade que oferecem. As ilhas mais próximas abrigam a Praia Marieta (Ilha do Marco) e a Praia de Maria Baixinha (Ilha de Itaranajá). Uma outra alternativa é a Ilha do Pilão, com praias praticamente desertas.

 As ilhas servem de berçário para o guará, uma ave cuja plumagem apresenta uma tonalidade vermelha muito forte. Um verdadeiro encanto aos olhos! Para chegar às ilhas é preciso pegar um barco no vilarejo de Cuiarana ou no centro de Salinas.

Faróis – Os faróis de Salinas são um importante ponto histórico.  Numa costa aonde os bancos de areia tornam a navegação arriscada, surgia o Farol de Salinópolis. Em meados do século XIX, foi erguido em um morro na Praia do Farol Velho. Com a erosão do morro, a torre foi destruída. Um segundo farol foi colocado no mesmo local e também sucumbiu. Desta vez, um terceiro (e atual) foi erguido no centro da cidade.

 Ao visitar a praia você encontra apenas as ruínas dos antigos faróis, que revelam uma parte da história da região. O Farol de Salinópolis é uma das únicas torres que ainda utiliza o sistema Mitchell no Brasil.

Fonte – A Fonte do Caranã é uma tranquila área verde. Nessa importante área de conservação, você encontra inúmeras espécies de árvores e plantas nativas. Uma caminhada pelo bosque proporciona um agradável contato com a natureza. No local, costumam acontecer manifestações da cultura popular como o carimbó.

O espaço ainda abriga uma fonte de água mineral (água fresca, doce e gratuita) bastante apreciada por moradores, que a buscam com certa frequência, e turistas. Conta a lenda, que uma sapa (que seria a “mãe do rio”) protege a fonte, sendo preciso pedir licença antes de retirar a água.

As Praias – As praias são o principal atrativo de Salinas.  A Praia do Atalaia é a mais concorrida da cidade. Além de seu mar ser propício para a prática do surf e windsurf, suas dunas branquinhas são perfeitas para quem quer praticar o sandboard. Lá a tradição é rolar duna abaixo e cair num lago de águas doces e escuras conhecido como Lago da Coca-Cola.

Já a Praia do Maçarico oferece um extenso calçadão e uma orla repleta de bares e restaurantes. Agora, se você prefere um lugar mais isolado, a alternativa é visitar o vilarejo de Cuiarana e as ilhas ao redor. Outras dicas de praias são a do Farol Velho e da Corvina.

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR ESTÁ INDICANDO PARA VOCÊ EM SALINÓPOLIS.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

5 × 4 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram