SANTA BÁRBARA DO PARÁ – Pará

SANTA BÁRBARA DO PARÁ – Pará

Por volta de 1920, o povoado de Santa Bárbara subdividido em três adensamentos; Traquateua, Candeua e Santa Rosa, onde foram instalados as primeiras escolas: – Mista de Candeua, Mista de Traquateua e Mista de Santa Rosa, que administravam o ensino primário básico de 1º a 4º séries.

Em 1962, Santa Bárbara (que já fazia parte do município de Benevides, desmembrando de Ananindeua), elege seu 1º vereador Raimundo Alves de Souza, descendente dos Gomes da Silva e herdeiro das terras. Ele doou alguns hectares para a expansão do povoado e posterior assentamento da Vila de Santa Bárbara.

Existem três versões sobre a origem do nome do município. Segundo conta o morador Jorge Moreira, a origem do povoado remontaria ao terceiro decênio do sec. XIX, nos idos da Cabanagem, onde os cabanos ali teriam-se aquartelados, e baixo das mangueiras, talvez à espera do momento oportuno para tomar de assalto a capital da província Belém.

Nessa sua estada na área teriam encontrado, semi-enterrada, uma pequena imagem a qual identificaram como sendo de Santa Bárbara, daí a origem do nome do local. Já para a antiga moradora da região conhecida como “dona Ciló”, em decorrência de uma promessa feita e atendida pela Santa, para que não chegasse ao local uma grande epidemia que se alastrava pelas redondezas.

A outra versão é dada por Raimundo Alves de Sousa: segundo ele, a denominação para o povoado teria advindo da data em que Felipe Santiago Gomes da Silva, primeiro morador do local, teria terminado a construção de sua casa: 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara.

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR ESTÁ INDICANDO PARA VOCÊ EM SANTA BÁRBARA DO PARÁ.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

8 + two =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram