SÃO GERALDO DO ARAGUAIA – Pará

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA – Pará

São Geraldo do Araguaia, terra abençoada por Deus com inúmeros pontos de belezas naturais, que em todos desperta encantamento e admiração. Margeada pelo famoso rio Araguaia e pela linda e histórica Serra das Andorinhas, ainda traz dentro de si todos os ares de uma cidade interiorana, proporcionando paz, tranqüilidade e deslumbramento a todos os seus moradores e visitantes.

Rio Araguaia: O Rio Araguaia tem sua nascente na Serra do Caiapó, na confluência dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e desaguando no Rio Tocantins, formando uma grandíssima rede hidrográfica unindo a região centro-oeste ao norte do Brasil. O Rio Araguaia também serve como divisa natural entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins.

O amanhecer nas margens do Rio Araguaia é lindo. O sol despontando por detrás da Serra das Andorinhas e o canto das gaivotas completam o espetáculo.

Praia da Gaivota: De areia fina e branca e que desponta deslumbrante no mês de julho, quando as águas do Araguaia baixam. Localizada a menos de 03 km do centro da cidade, é um local próprio para quem quer relaxar e banhar apreciando as belezas naturais. Anualmente recebe centenas de turistas, vindos das mais diferentes regiões. O acesso pode ser por terra ou por água (barcos, voadeiras,…).

As barracas, localizadas nas margens do rio, oferecem um ótimo atendimento e variado cardápio, sobressaindo-se as variedades de saborosos peixes preparados no capricho.

 Cachoeira das Três Quedas: Localizada na divisa da área de proteção ambiental de São Geraldo do Araguaia e o parque estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, distante 28 km do centro comercial do nosso município, formada por um conjunto de poços e quedas de águas cristalinas, a cachoeira das Três Quedas tornou-se, nos últimos tempos, um dos pontos turísticos mais visitado e procurados pelos amantes da natureza, não só pelo banho desistressante, mas também pelas belas paisagens ao seu redor.

Serra das Andorinhas: Possuindo um ecossistema esplêndido, a Serra das Andorinhas é também conhecida como Serra dos Martírios por ter sido palco da Guerrilha do Araguaia (1973 a 1975), ocorrida durante o governo militar. A Serra localiza-se às margens do rio Araguaia, em nosso município. Local onde o cerrado brasileiro se mistura com a floresta amazônica, revelando-se como uma das regiões mais ricas do país em termos de diversidade biológica e de vestígios arqueológicos.

A Serra das Andorinhas abriga o Parque Estadual da Serra dos Martírios / Andorinhas que possui uma área de 60 mil hectares e engloba oito ecossistemas; 113 sítios arqueológicos; 5.740 gravuras e pinturas rupestres catalogadas; 31 cavernas, 47 cachoeiras; 580 espécies de animais vertebrados, dos quais 26 estão na lista de animais em perigo de extinção, como a onça pintada, o gavião-real, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. E, para completar, diversas espécies vegetais e plantas medicinais. Um verdadeiro tesouro natural e histórico.

O Parque se constitui em um mosaico “com elevada e vasta diversidade biológica e paisagística”. São florestas que apresentam as mais diversas características: secas, úmidas, aluviais, sub-montanhosas, além de cerrados e vegetação de altitude numa área “altamente suscetível a fogo e elevadas taxas de desmatamento”, pois o estado não tem oferecido estrutura para preservação e manutenção da área, apesar de ser um patrimônio histórico, ecológico e paisagístico.

Praça Edson Jesus: Ponto de encontro noturno das pessoas que procuram um lugar tranqüilo, arborizado e de clima ameno. Ao seu redor, vários bares e lanchonetes oferecem um ótimo serviço e variado cardápio.

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR ESTÁ INDICANDO PARA VOCÊ EM SÃO GERALDO DO ARAGUAIA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

18 + 4 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram