SENADOR JOSÉ PORFÍRIO – Pará

SENADOR JOSÉ PORFÍRIO – Pará

O atual município de Senador José Profírio, situado na zona do Xingu, é de recente criação. Entretanto, as suas origens históricas remontarm ao idos da colonização do estado do Pará.
Segundo tradições, foram os holandeses, os primeiros civilizadores do ocidente, que visitaram aquela região, através do rio Xingu. Mas pode-se afirmar, serem os padres jesuítas, os legítimos pioneiros da civilização do interior desse Estado.

Desconhece-se a época da doação da primeira Capitania no Xingu, a Gaspar de Abreu Freitas e, também, do revestimento da mesma à coroa. Porém, após esse abandono, os padres da Companhia de Jesus ali chegaram e, em 1639, fundaram juntamente com índios, um adeamento com o nome de Arucará ou Aricará.
A missão se desenvolveu, e, com isso, em 1758 o Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado concedeu-lhe o título de Freguesia sob o padroado de São Francisco Xavier. Nessa condição, permaneceu até à Independência do Brasil.

Na mesma época, os jesuítas foram expulsos do Brasil e a missão foi elevada à categoria de Vila com a denominação de Sousel.
Em 1833, com a nova divisão da Província do Pará, a Vila de Souzel foi extinta a restaurada em 1874. Contudo, em 1921, o município de Souzel novamente foi extinto e o seu território foi anexado ao município de Porto de Moz, donde desmembrou-se, somente, em 1961, quando adquiriu sua emancipação político-administrativo, em definitivo, com o nome de Senador José Porfírio, em homenagem ao antigo político José Porfirio de Miranda Júnior.

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR ESTÁ INDICANDO PARA VOCÊ EM SENADOR JOSÉ PORFÍRIO.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

19 − two =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram