VITÓRIA DO XINGU – Pará

VITÓRIA DO XINGU – Pará

Vitória do Xingu, uma das mais novas cidades paraense está localizada na parte central do grande estado do Pará. Encontra-se na rodovia Ernesto Acioly , margem esquerda do rio Xingu e na margem direita do Igarapé Tucuruí, onde também localiza a sede do município.

Como os demais municípios localizados no Vale do Rio Xingu, tem seu povoamento datado do século XIX, em 1869, dois padres Capuchinhos aportaram nalocalidade de Vitória, onde mantiveram contatos com os Índios Xipaias e Araras. Nesta época os padres Capuchinhos aproveitaram para reabrirem o caminho em direção à comunidade de Altamira.

O povoado de Vitória do Xingu foi dominado por grandes latifundiários, vivendo uma época de coronelismo, sob o domínio de Gaioso, José Porfírio e Agrário Cavalcanrte, perdendo estes os poderes com a fundação do município de Altamira.
Por volta de 1877, coronel Gaioso já dominava a região destacando-se como seringalista e abastecimento no povoado de Vitória que na época possuía pequenos estabelecimentos comerciais.

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR ESTÁ INDICANDO PARA VOCÊ EM VITÓRIA DO XINGU.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

six − three =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram