ANANÁS – Tocantins

ANANÁS – Tocantins

Ananás

O Município de Ananás está localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e integra a 3ª Região Administrativa do Estado, situado no Bico do Papagaio, extremo norte do Estado.
O surgimento da povoação deu-se pelos anos de 1890, quando alguns fazendeiros escolheram as Campinas da região para criatório de gado, passando estes criadores, a trazerem suas famílias e habitarem este local. Mas, o primeiro registro histórico foi por ocasião da fixação da família José Honorato da Cruz, vinda do Maranhão por volta de 1.903, onde hoje se ergue a sede principal. Segundo os moradores mais antigos da localidade o senhor José Honorato, conhecido como Zé Pardim, adquiriu uma fazenda na localidade, denominando-a de Fazenda Ananás. O nome de Ananás foi escolhido devido a esta ser planta nativa da região, quando ali se iniciou a povoação. Anos mais tarde Zé Pardim vendeu para o senhor Firmino,  que colocou alguns agregados dando início a povoação que foi acrescida com a chegada das famílias Lopes,  Borges, Soares, Leão, família Batista e Vieira.
A povoação aconteceu de fato no período de 1953 a 1958, com a vinda de muita gente para este local, alguns mais do norte, vieram fugindo da guerrilha do Padre João contra o fazendeiro Leão Ledra, outros, em grande parte maranhenses, a procura de terras para exploração do babaçu e para  implantar lavouras (roça de toco).

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCE EM ANANÁS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

eighteen − ten =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram