AXIXÁ DO TOCANTINS – Tocantins

AXIXÁ DO TOCANTINS – Tocantins

Axixá do Tocantins

O povoado teve início em 1953, sendo seus fundadores os comerciantes Bernardino Ferreira da Costa, Hermes Lopes de Alencar, João Marinho dos Santos e Odílio Pereira dos Santos, que fixaram-se no local somente a partir de 1957.

Estes comerciantes se dedicaram a exploração de amêndoas de babaçu e peles de animais silvestres. A fertilidade do solo e a abundância de caça, associados à grande incidência de babaçu, foram os fatores determinantes do rápido povoamento da região. A origem do nome “AXIXÁ” deve-se a existência, na região, de grande quantidade de árvores, bastante altas, de frutos avermelhados, oleaginosos, denominadas Axixá. O novo Município foi instalado em 1 de janeiro de 1964.

O turismo na cidade de Axixá do Tocantins é intenso, principalmente no verão, com a prática de ecoturismo, esportes radicais, Serra do Estrondo, principal ponto turístico da cidade, onde pratica-se escalada e voo livre (parapente) e também o enduro axixaense.

Serra do Estrondo: A serra do estrondo é um lugar ideal para a prática de voo livre. A serra contem vários paredões de pedra, próprio para a escalada profissional, trazendo várias emoções para os praticantes deste esporte. Tudo proporcional para quem gosta de aventuras na natureza.

Local: Bico do papagaio – Serra do Estrondo

Acesso: Cerca de 600 km de Palmas. Após atravessar o Rio Tocantins por balsa, seguir 33 km em direção ao município de Axixá do Tocantins. Chegando à base da rampa, na Serra do Estrondo, seguir a pé por aproximadamente 1,5 km até a área de decolagem. A Rampa tem 100m x 300m (frente X comprimento).

Decolagem: Rampa natural, com declive bem suave, proporcionando decolagens seguras e fáceis. Possibilidade de seis decolagens simultâneas.

Pouso: Pousos amplos à frente da rampa, porém difíceis, em virtude das palmeiras de babaçu, na planície atrás da rampa, exigindo habilidade dos pilotos. Pouso de emergência em área aberta na metade do percurso entre decolagem e pouso oficial.

Melhor Época: De junho a outubro – A população local, simples e bem hospitaleira. A maioria dos pilotos que frequentam Axixá são do Maranhão.

Enduro axixaense: Considerado o maior e melhor evento da categoria no norte do Estado do Tocantins, o enduro tem modalidades de motos, quadriciclos e jipes 4×4. Este evento é uma realização da prefeitura municipal de Axixá do Tocantins, com apoio cultural do Governo do Estado do Tocantins. Conta com apresentações de shows, acrobacias de motos e 72 horas de som automotivo, também há café da manhã com as trilheiras, trilha do batom, carreata pelas ruas axixaenses e a escolha da garota enduro do ano. Em anos anteriores, o enduro de Axixá tem batido recordes de pessoas e inscritos para as trilhas.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCE EM AXIXÁ DO TOCANTINS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

thirteen + 7 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram