BERNARDO SAYÃO – Tocantins

BERNARDO SAYÃO – Tocantins

Bernardo Sayão

O projeto foi implantado durante o governo Mauro Borges. Portanto, Mauro Borges é o verdadeiro fundador de Bernardo Sayão. Mais de 850 parceleiros foram assentados em suas glebas com orientação técnica, assistência sanitária e educacional. Os parceleiros não eram pessoas habitantes daquela região, e sim, vindos especialmente do sul do estado. Quando o Projeto se emancipou em 1979 a maioria dessas pessoas vendeu suas parcelas e partiu a procura de outro meio de vida. A população que sobrou vem tentando organizar-se para melhor sobreviver.
Assim, pela Lei Estadual nº 9.182, de 14 de maio de 1982, Bernardo Sayão é elevado a Distrito com o mesmo topônimo. Posteriormente, pela Lei Estadual nº 10.395, de 30 de dezembro de 1987, o Distrito de Bernardo Sayão é elevado a Município autônomo, desmembrado do Município de Colméia. O Município só foi instalado a 1º de junho do ano seguinte, depois das eleições de 16 de abril com posse do 1º Prefeito, do vice e da Câmara dos Vereadores. A origem do nome se deve a uma homenagem ao idealizador do Projeto, grande desbravador carioca em terras goianas, Bernardo Sayão, o qual faleceu, vítima de um acidente nas matas do Gurupi – Pará, quando era construída a rodovia Belém-Brasília.
A festa religiosa da cidade ocorre, anualmente, a 8 de dezembro, em homenagem à Nossa Senhora das Graças, Padroeira da cidade.
A cidade situa-se a 340 km de Palmas.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCE EM BERNARDO SAYÃO!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

five × 4 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram