BRASILÂNDIA DO TOCANTINS – Tocantins

BRASILÂNDIA DO TOCANTINS – Tocantins

Brasilândia do Tocantins

A origem histórica do município de Brasilândia do Tocantins data-se desde os anos 60, quando o Senhor João de Melo agrimensor atuante de procedência do estado de Minas Gerais, veio com sua família habitar nas margens do córrego Lagoinha, numa fazenda de propriedade do Sr. Deus Dará, morador do Município de Pedro Afonso – TO. Paralelamente à sua vinda, se deu também à mudança da família Gouveia, vindos do município de Itacajá e instalando-se nas proximidades do Córrego Grotão.

No ano de 1972, com o advento da construção da BR – 153, que se tornaria o principal eixo de transporte para a região norte, o povoado teve rápido crescimento nos anos seguintes, elevando-se a categoria de vila, ficando, pois denominado Brasilândia, conforme nomeou João de Melo, pelo fato da localidade ser bonita e situar-se às margens da Belém-Brasília, a qual pertencia ao município de Tupiratins.

Com o passar dos anos, a sede do município é transferida para Presidente Kennedy, e Brasilândia passa a pertencer ao novo município até o ano de 1991, quando foi emancipada através da Lei nº 251 de 20 de fevereiro de 1991, e instalando-se no dia 1º de janeiro de 1993, sendo a partir daí, desmembrado do município de Presidente Kennedy.
CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VÔCE EM BRASILÂNDIA DO TOCANTINS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

19 − ten =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram