COLMEIA – Tocantins

COLMEIA – Tocantins

Colmeia

O município de Colmeia está localizado na mesorregião ocidental do Tocantins, integrando a 6º região administrativa do estado.

Devido à grande necessidade de transporte o Prefeito Municipal de Araguacema o Sr Longuinho Vieira Junior, resolveu construir uma estrada ligando Couto Magalhães a Guaraí. Chegando a localidade denominada Chapada do Marimbondo, edificou um barracão de zinco, para armazenar o babaçu da safra anterior, deixando o morador José Ribeiro de Sousa para cuidar e disse “aqui iremos formar uma cidade”. Pelo favorecimento da estrada, foram chegando novos moradores com fins comerciais e sociais. Entre eles o Sr. João Borges, crente batista que passando vindo do local chamado lajeado para Pequizeiro e Couto Magalhães, achou o lugar estratégico para começar uma lavoura já que as terras eram do Estado, bem como para o estabelecimento de um armazém para servir o povo da região que se dedicava muito à extração do babaçu.

 

Foi então que procurou o Sr. Longuinho Vieira na cidade de pequizeiro com o propósito de alugar o barracão de zinco que era localizado onde hoje é a casa de material para construção “FLORESTA,” tendo como resposta que poderia usar sem compromisso. E no dia 2 de fevereiro de 1962 na companhia de seu filho Antônio e mais um ajudante, puseram as cargas no lombo de alguns animais e seguiram por trechos usados por caminhões ou atalhos, pois não havia estrada de rodagem.

 

Logo os fregueses começaram a aparecer ali e em pouco tempo a região estava informada de um comercio mais próximo, onde podiam comprar gêneros de 1º necessidades e vender produtos da lavoura. Com a movimentação João Borges pensou na organização de um vilarejo, mandou demarcar algumas ruas no cerrado, a estrada de rodagem naquele ponto era em linha reta, quase 1 km, viria a ser o que hoje é a avenida principal e as outras seriam ruas paralelas e transversais.

 

Tendo alguns moradores já radicados na localidade, acharam por bem da ao lugarejo o nome de Colméia, isso devido a abundancia de abelhas: a jataí, tiúba, tataíra, entre outras, que havia na região e por abrigar migradores de diferentes paragens. Aos poucos foram surgindo mais casas comerciais, igrejas e pequenas indústrias. Por volta de 1966 o Sr. João Borges visando o desenvolvimento do local procurou o Sr. Longuinho Vieira e exigiu que instalasse uma escola municipal, o prefeito então o autorizou a indicar uma pessoa a qual foi o Sr.Aristides Lima que morava no lajeado, conhecido e irmão de fé do Sr. João Borges, que depois de ter suas idéias aceitas começou a fazer propaganda boca a boca sobre o local informando que o vilarejo se tratava de terras do Estado e que não precisariam comprar lotes para construir residências.

 

Em 1965 Colméia já era um patrimônio com cerca de 80 a 90 casas, habitadas por quase 500 (quinhentas) Pessoas. Aos poucos foram surgindo mais casas comerciais, igrejas e pequenas indústrias, período este em que foi criado o ex-município de Pequizeiro, tendo como 1º prefeito o Sr. João Bezerra de Souza, em 1965.

 

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCÊ EM COLMEIA!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

seventeen − 7 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram