GOIANORTE – Tocantins

GOIANORTE – Tocantins

Goianorte

A partir de 1950 começaram a chegar ao local os primeiros moradores que eram agricultores atraídos por notícias de terras férteis e também garimpeiros. Dentre eles, os fazendeiros Alfredo Silva Aguiar e Gabriel Pereira; os pesquisadores Antonio Delfino, Raimundo Fumeiro, Tadeu de Sá Coutinho e Zé Pequeno, o comerciante Antenor Barreira e os garimpeiros Barnabé e Benedito Barbosa, este conhecido por Bernardo, que fundaram o garimpo do Morro do Mato,

Depois vieram Elias Pinto, José Farias de Sousa, Manoel de Sousa Sobrinho e outros. As esposas dos garimpeiros eram quebradeiras de coco, atividade da qual tiravam uma pequena renda. Novas famílias vindas de várias regiões foram chegando e implantando lavouras, criação de gado, além de garimpeiros à procura de minério, dando origem ao Povoado de Morro do Mato, que posteriormente recebeu o nome de Goianorte.

Origem do nome: No início era conhecido por Morro do Mato devido ao morro onde se fazia o garimpo de cristal. Ao se tornar distrito, seu nome de Goianorte é um topônimo e vem da fusão dos nomes GOIÁS, perdendo o ‘S’ final + NORTE = GOIANORTEfoi escolhido em homenagem ao antigo Norte goiano, sugestão do garimpeiro Manoel de Sousa Sobrinho que em 1954 se elegera prefeito de Araguacema, município ao qual pertencia o recém criado distrito de Goianorte.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCÊ EM GOIANORTE!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

14 − 8 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram