MAURILÂNDIA DO TOCANTINS – Tocantins

MAURILÂNDIA DO TOCANTINS – Tocantins

Maurilândia do Tocantins

Vale a pena visitar em Maurilândia a festa do Leite é um evento tradicional do município de Maurilândia do Tocantins que ocorre no mês de maio no povoado de Rodovilândia a 15 km do centro de Maurilândia do Tocantins. Essa festa reúne produtores de leite da região em prol de trocas de informações voltadas à melhoria da produção deste, além da busca de mecanismo de expansão do mercado dos derivados do leite no município. Na Festa o turista ou visitante pode participar ou assistir diversas atividades como: missas, cultos, apresentações escolares, palestras, torneio de futebol, e programações peculiares da festa sendo elas: concurso da vaca leiteira, concurso do doce de leite, concurso do queijo, corrida com litro de leite na cabeça e escolha da rainha da festa do leite. No final da festa têm as apresentações de artistas regionais para melhor fechar a programação festiva.

Festejo de São Cristovão – O festejo do município de Maurilândia do Tocantins teve inicio no dia 23 de julho de 1964, quando o Senhor Maurilio Bandeira juntamente com sua esposa e comunidade recebeu das mãos do Pe. Martins a imagem por volta das 15h da tarde deste dia. A imagem chegou de barco na comunidade de Barreira Velha onde mais tarde se transformaria na atual cidade de Maurilândia onde foi recebida com festa e queima de fogos. No mesmo ano o festejo foi resumido no tríduo (dias 23, 24 e 25 de julho). Neste ano de 2014 foi celebrado o Jubileu de Ouro devido à comunidade religiosa ter completado 50 anos.  No decorrer do evento religioso de 09 dias, houve atividades peculiares como: missas todos os dias, adorações, leilões, procissão e uma grande revelação da música católica nacional, o artista Diego Fernandes e banda que animou a cidade com um show para ficar na história da comunidade. Outro grande evento religioso da comunidade é a Caminhada da Penitência que desenvolvem um percurso de 15 km todos os anos. Tal demonstração de fé reuniu pessoas do município e de várias cidades do Bico do Papagaio – TO.

Fazenda Salobo – localizada a 8 km de Maurilândia do Tocantins no Povoado Jacuba. O percurso até o atrativo é todo feito por estrada de chão. A propriedade oferece atividades voltadas ao turismo rural e ecoturismo como: trilhas, passeio a cavalo, áreas adequadas para observação de fauna e contemplação a natureza. Além de um delicioso café da manhã, almoço e jantar, feito com produtos da própria propriedade.

Aldeia Apinajé ou Apinayé – Essa comunidade indígena vive na região Norte do Estado, em área de reserva que abrange parte dos municípios de Tocantinópolis, Maurilândia, Cachoeirinha e Lagoa de São Bento, somando 141.904 hectares. Os Apinajé sobrevivem da agricultura de subsistência, da caça, da pesca e da coleta de babaçu – do qual extraem o óleo das amêndoas e aproveitam a palha para fabricar utensílios domésticos e fazer a coberturas de suas casas. As cascas do babaçu são utilizadas como lenha para cozinhar. Também produzem artesanato de sementes nativas do cerrado, que comercializam nas cidades vizinhas. Nessa comunidade indígena os turistas podem conhecer várias aldeias todas próximas, onde o percurso pode ser feita por trilhas juntamente com os condutores e os nativos. Nas  trilhas existem paradas predeterminadas para contemplação a natureza, educação ambiental, além do descanso ou/ comer algum petisco. Para aqueles que querem aprofundar na cultura indígena pode se deliciar dos seus pratos típicos, danças e pinturas.

Praia do Pombal – Esse atrativo natural está localizado em uma ilha no Rio Tocantins a 9 km do centro de Maurilândia. O percurso até o atrativo é feito por estrada de terra onde ao chegar ao rio o turista faz uma travessia de aproximadamente 300 metros, até a área de banho/lazer. O turista ou visitante pode ainda encontrar infra-estrutura básicas em alta temporada de praia como: banheiros, energia, tendas, som automotivo, atividades esportivas em areia, e uma praça de alimentação.

Praia do Assentamento PA Cocal – Localizado a 13 km do centro de Maurilândia em uma área de assentamento. O excursionista após desenvolver uma trilha, ainda faz uma travessia de 300 metros para a ilha da prainha em um caminho com água abaixo do joelho e bastante límpida. Esse atrativo é ideal para os apaixonados em áreas naturais pouco exploradas, onde é possível ouvir o som da natureza e aproveitar um gostoso banho em águas rasas da praia do assentamento.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCÊ EM MAURILÂNDIA DO TOCANTINS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

twenty − 3 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram