NATIVIDADE – Tocantins

NATIVIDADE – Tocantins

Natividade

Natividade é o berço histórico do estado do Tocantins, lugar onde as raízes do novo estado brasileiro foram fixadas. A pitoresca cidade reserva ótimos atrativos naturais, históricos e culturais para surpreender todo tipo de viajante e é uma ótima porta de entrada para conhecer as Serras Gerais do Tocantins.

Natividade é a cidade mais antiga do Tocantins, fundada em 1734. Essa região começou a ser povoada durante o ciclo do ouro, no século XVIII, quando os bandeirantes partiram para desbravar o interior do Brasil em busca de metais preciosos.

Atualmente a cidade tem aproximadamente 10.000 habitantes, mas já teve, 40 mil escravos durante o auge do ciclo do ouro. Com o declínio da exploração do nobre metal precioso a partir do século XIX, Natividade destacou-se na pecuária. No centro histórico da cidade ainda é possível observar casas com arquitetura ao estilo de cada uma dessas épocas.
Em 1987, o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade, Tocantins, foi tombado pelo IPHAN. A cidade conserva até hoje seu traçado urbano original. Igrejas também estão preservadas assim como seu casario, são cerca de 250 edificações coloniais. Natividade mantém tradições herdadas dos portugueses e dos povos quilombolas, que podem ser observadas nas festas religiosas e manifestações culturais que acontecem na cidade ao longo do ano.

Um grande exemplo disso é a Festa do Divino Espírito Santo, de origem portuguesa, que atrai uma multidão de fiéis e turistas. Durante a festa, a Suça, dança de herança africana, é apresentada por grupos da comunidade. As apresentações de Suça são acompanhadas por instrumentos de percussão.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCÊ EM NATIVIDADE!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

17 + 12 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram