NOVO ALEGRE – Tocantins

NOVO ALEGRE – Tocantins

Novo Alegre

O município de Novo Alegre tem como marco inicial o ano de 1949, época em que chega à fazenda Alegre, então município de Arraias, Estado de Goiás, várias famílias originárias, inicialmente do Estado da Bahia: Barreiras, Angical… e posteriormente do Estado de Minas Gerais: Unaí, Patos de Minas…, que vem em busca das terras férteis que a região possui.

O aglomerado dessas famílias na fazenda Alegre faz brotar outras necessidades, como a de instruir os seus filhos. Em face dessa realidade, em 1954 é inaugurado um Grupo Escolar, com a jovem Joana Dias Furtado (que já lecionava em sua residência desde 1951) sendo a primeira professora do futuro município de Novo Alegre. A construção dessa escola municipal favorece para que outras famílias da região, com o intuito de educarem formalmente aos filhos, se instalem próximo ao Grupo Escolar.

Em 1959 chega à fazenda Alegre, vindo do município de Porto Nacional, o jovem professor Vicente Ferreira Confessor, que segundo seus contemporâneos era franzino, bastante disposto, fazendo até das copas de árvores local de instrução para seus alunos, e, tornou posteriormente um representante político do lugar e o primeiro prefeito de Novo Alegre.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCÊ EM NOVO ALEGRE!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

nineteen − two =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram