PEQUIZEIRO – Tocantins

PEQUIZEIRO – Tocantins

Pequizeiro

Localizado na região do Alto Araguaia, Amazonas – Tocantins, o município de Pequizeiro teve origem com a descoberta de garimpos de cristal de rocha, nas décadas de 40 e 50, onde em 1944 já existia na localidade, uma parada denominada “Pousada do Pequizeiro”, em função dos viajantes usarem como “Rodoviária” um alto e frondoso pé de pequi, de onde se originou o nome de Pequizeiro. Situado ao norte do estado, numa área de 1.229,9 Km²,

Pequizeiro tem acesso a capital pela BR 153, de onde é distante 265 Km, e é cortado pelo TO 336, que liga Tocantins ao Pará. Foi fundado por Longuinho Vieira Júnior, e emancipado duas vezes. A primeira em 1.963 pelo seu fundador, e novamente em 01 de junho de 1.989, pela Lei Estadual 10.337 de 30 de dezembro de 1987, onde foi restituída sua capacidade de município. Tem como atrativos culturais, a Folia de Reis – 05/01, aniversario da Cidade – 01/06, seguido de Eventos Esportivos e Vaquejada, dando início às Festividades Juninas que se estendem até o dia 13/06, onde são expostos diversas barracas com vários atrativos, incluindo a culinária e artesanato da região com procissão do Padroeiro Santo Antônio.

Nos pontos turísticos se destacam: Praia do Rio Bananal à 18 Km; as águas geladas do Rio Barreira, à 6 Km e as jazidas de cristal localizadas na fazenda Jaó, de propriedade do Sr. Antônio Balestra Filho, à 4 Km da cidade.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCÊ EM PEQUIZEIRO!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

twenty − one =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram