PINDORAMA DO TOCANTINS – Tocantins

PINDORAMA DO TOCANTINS – Tocantins

Pindorama do Tocantins

Em 1947, o Governo de Goiás autorizou a construção de prédios escolares em vários municípios goianos, dentre esses, Natividade. Em 1948, o Major Júlio Nunes da Silva, Prefeito de Natividade, preparou uma comissão composta pelo Presidente da Câmara, o Senhor João Araújo, pelo Tenente Salvador e pelo Major Veríssimo. Estes se dirigiram à então casa do Senhor Adelino Pedro Belém (Seu Deco) na Fazenda Aldeia e solicitaram ao mesmo que formasse outra comissão para juntos procurarem um local no qual seria construído o prédio.

Este escolheu os Senhores Zeferino Braz, Alexandre Belém e José Lima, todos moradores da região, formando a outra comissão. Após várias andanças à procura do local ideal, as comissões decidiram que o prédio seria construído próximo ao Ribeirão Gameleira, nas terras de propriedade do Senhor Deco Belém e da Senhora Josefa Belém, que fizeram a doação do terreno para edificação do prédio escolar. Em 28 de outubro de 1948 o prédio foi inaugurado, recebendo o nome de “Prédio Escolar General Eurico Gaspar Dutra”. A partir daí várias famílias começaram a construir casas próximas à escola, iniciando assim, o povoamento da área. Imigrantes nordestinos, principalmente da Bahia e do Piauí, pouco a pouco vão povoando a região, em busca de terras férteis para suas atividades agrícolas, trabalho para a família e escola para os filhos.

O grande número de palmeiras existentes na região originou o nome “Pindorama”. Em 1954 o então Vereador Alexandre Pedro Belém apresentou um projeto na Câmara Municipal de Natividade, propondo que o povoado se tornasse Distrito, sendo aprovado. Em 1962, o então Vereador Benedito Oliveira, apresentou o projeto de lei à Câmara Municipal de Natividade requerendo a emancipação política e administrativa do Distrito de Pindorama, aprovado, foi encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado de Goiás que, através da Lei nº 1.461, de 08 de outubro de 1963, elevou o Distrito de Pindorama à cidade, com o nome de Pindorama de Goiás, tendo como primeiro Prefeito o Senhor Manoel dos Santos Rosal, empossado em 1º de janeiro de 1964, que governa o município por pouco tempo sofrendo intervenção da Ditadura Militar sendo deposto e substituído pelo interventor Benedito Oliveira.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCÊ EM PINDORAMA DO TOCANTINS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

1 + 18 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram