RIO DA CONCEIÇÃO – Tocantins

RIO DA CONCEIÇÃO – Tocantins

Rio da Conceicão

Rio da Conceição era uma aldeia chamada Rio das Éguas, habitada por uma tribo de índios muito grande. Em 1899 foram chegando povos de outros lugares. Com a chegada de outras pessoas muitos índios saíram, ficando somente os mais mansos. As primeiras pessoas a chegarem aqui foram procedentes da Bahia foram: Manoel Ferreira de França e sua esposa Joana França.

Em 1900, o Sr. Manoel de França voltou Bahia em busca de seus novo irmão em 1900. Chegando aqui seus irmãos constituíram suas famílias. Com o passar do tempo Rio das Águas passou a chamar de Rio da Conceição.

Ao longo do tempo foi crescendo a população. Em 1938, foi construída uma usina de limpar arroz movida a água, e em 1950 foi construída a igreja de Nossa Senhora da Conceição e foi celebrada uma missa pelo padre Magalhães já com o nome de Rio da Conceição. Os produtos agrícolas produzidos eram levados em carro de boi para serem vendidos em Barreiras na Bahia e lá eram comprados os produtos que não tinham aqui. O desenvolvimento foi chegando aos poucos, instalado o primeiro comércio e também começou a funcionar escola em casas de família, por não haver local certo.

Em outubro de 1963 ouve uma revolução de uma companhia chamada liga camponesa, ouve tiroteios da polícia federal com organizações e os camponeses fugiram, Rio da Conceição foi município de Natividade, depois passou a ser município de Alma tendo como divisa o rio Manoel Alves que corre no meio da cidade, do lado esquerdo é que pertencia a Almas, mais tarde passou a município de Dianópolis.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCÊ EM RIO DA CONCEIÇÃO!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

nine − eight =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram