SANTA ROSA DO TOCANTINS – Tocantins

SANTA ROSA DO TOCANTINS – Tocantins

Santa Rosa do Tocantins

A Fazenda Engenho, onde é hoje o município de Santa Rosa do Tocantins, existiu por quase um século como propriedade rural do Padre José Bernardino de Sena Ferreira. De origem africana, a família do Pe. Bernardino fixou-se na região por volta de 1857, trazendo consigo vários escravos. A origem do nome Santa Rosa surgiu em função do nome da santa de devoção da filha do Pe. Bernardino, senhorita Sinhauta, que pediu uma imagem da santa para sua devoção e oração.

Sinhauta recebeu a imagem batizada com o nome de Santa Rosa de Lima em homenagem à primeira Santa beatificada da América Latina. A imagem foi colocada na Casa Grande, residência oficial da família, hoje já demolida, até que fosse construída uma capela, em 1907, pelo coronel Marcolino Nunes da Silva. Sinhauta casou-se com o Capitão José Martins Torres. O povoado começou a crescer por iniciativa dos próprios moradores da região, que se reuniam para confraternizações. O distrito de Santa Rosa foi criado pela Lei nº 14, de 27 de setembro de 1962, mas a emancipação política só aconteceu em 1º de janeiro de 1988. A instalação do município se deu no dia 1º de junho de 1989, quando o governador Siqueira Campos visitou pela primeira vez a cidade. A primeira prefeita eleita foi dona Ana Thomaz Nunes (Dona Noca), uma emérita lutadora pela emancipação da cidade.

O povoado ganhou a primeira escola em 1950, Escola José Martins Torres, onde lecionou o professor Zacarias Nunes da Silveira que foi homenageado, em 1985, com a fundação de uma escola com o seu nome. O município fica a 166 km da capital Palmas, e sua população é de 4.222 habitantes.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA EM SANTA ROSA DO TOCANTINS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

11 + six =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram