SANTA TEREZINHA DO TOCANTINS – Tocantins

SANTA TEREZINHA DO TOCANTINS – Tocantins

Santa Terezinha do Tocantins

A história do município de Santa Terezinha do Tocantins remonta aos idos de 1940, quando chegaram à região, provenientes do Estado do Maranhão, as primeiras famílias em busca de terras para trabalhar. O primeiro acampamento foi à sombra de um pé de marinheiro, árvore de grande porte que até hoje é um dos símbolos do município.

Chegando ao local ocuparam as terras que na época eram devolutas, instalando-se à margem esquerda do Rio Traíras e fundaram uma vila que, em função da grande quantidade de coco babaçu, foi batizada de Coco Escuro. Com a criação da primeira escola, foi contratada a senhora Luiza Antero como primeira professora do povoado.

A vocação do município sempre foi a agricultura, com as primeiras famílias tendo iniciado a produção de arroz, feijão, mandioca, milho e algodão. As mulheres cuidavam da casa e da fabricação de redes, cobertores e vestuário. Em 1941 iniciaram a criação de gado e expandiram a agricultura.

A partir de 1942 começaram a cultivar cana-de-açúcar, matéria-prima usada na fabricação de açúcar, rapadura e cachaça. Neste ano começaram a exportar arroz, algodão e os derivados da cana-de-açúcar.

Neste mesmo ano de 1942, a maioria dos moradores mudou-se para a margem direita do córrego. O povoado cresce, chega o senhor Manoel da Rocha Nogueira, conhecido como Manoel Aníbal e se torna o primeiro comerciante da povoação. Em 1952, Jacy Gomes Marinho coordenou um mutirão para construir uma capela em homenagem a São Francisco de Assis, com festividades dia 04 de outubro. O atraso nos trabalhos fez com que a inauguração da capela se desse apenas dia 14 do mesmo mês e o padroeiro foi substituído por Santa Terezinha do Menino Jesus, com festividades dia 15 de outubro. No dia 18 de outubro, do mesmo ano, foram realizados os primeiros casamentos na capela.

Em 1968, foi criada uma feira livre no Povoado, onde eram vendidos, principalmente, produtos agrícolas da região. A feira torna o Povoado conhecido e famoso, atraindo muita gente para instalação no local. Comerciantes de outros municípios vendem também ali seus produtos.

 

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA EM SANTA TEREZINHA DO TOCANTINS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

19 + 17 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram