SÃO BENTO DO TOCANTINS – Tocantins

SÃO BENTO DO TOCANTINS – Tocantins

Sao Bento do Tocantins

A cidade de São Bento do Tocantins foi fundada em 1934, sob a denominação de Lagoa de São Bento (devido a uma lagoa que havia na região), pelo seu primeiro morador, Pedro Ramos, também conhecido como Pedro Paca, apelido recebido por ser um bom caçador de pacas.

Andando pela região em busca de um local adequado para morar, Pedro Ramos, encontrou em São Bento um solo fértil, excelente para o plantio de legumes e grandes quantidades de riquezas naturais como é o caso do coco babaçu e muita madeira nativa de alto valor comercial. São árvores que dificilmente encontramos na atualidade como o mogno, ipê, aroeira, umbaúba, bacubari entre outras.

Pedro Ramos se alojou nas proximidades do córrego das pacas, hoje conhecido como “grotona”. Neste local ele construiu sua casa, sendo a primeira do município. Mais tarde com a migração de vários outros aventureiros, o local estava se desenvolvendo vagarosamente, começando o cultivo da mandioca, extraindo benefícios do coco babaçu e da caça.

Em 02 de fevereiro de 1996, foi elevada a condição de Distrito Judiciário da Comarca de Araguatins, criado pela Lei Estadual 251/89, de 10 de fevereiro de 1989. Sendo nomeado o primeiro subprefeito, pelo então gestor de Araguatins, Atanázio de Moura Seixas, e, nesta mesma época foi instalado o primeiro cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. O subprefeito nomeado, Nanor de Costa Pareão, era funcionário da antiga CEM (Campanha de Erradicação da Malária), e que depois de sua nomeação passou a residir definitivamente no município. Tomando pra si esta causa, Nanor Pareão, não mudou de São Bento após deixar o cargo. Continuou prestando serviços de saúde ao povo, ganhando a confiança de todos.

No dia 1º de janeiro de 1993, São Bento foi elevada a categoria de cidade, sendo desmembrada do município de Araguatins, tendo sido eleito seu primeiro prefeito pelo voto democrático, Oscar Milhomem. Este governou de 1996 à 2000, perdendo o próximo pleito para o jovem Ronaldo Parente, 23 anos na época. Sendo prefeito por dois mandatos consecutivos e deixando contribuições significativas para o município.

Em 1959 foi fundada a primeira capela de São Bento em honra a Bom Jesus da Lapa (Padroeiro da cidade), pelo Padre Vitório Brisaterra juntamente com a comunidade local. A partir daí começou-se festejar, durante todos os anos, no período de 25 de julho a 06 de agosto, a festa em Honra a Bom Jesus da Lapa. No ano de 2008 comemorou-se a 50º festa do padroeiro. O município, ao longo dos anos, atraiu muitas famílias vindas da região nordeste e sobretudo do estado do Maranhão.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA EM SÃO BENTO DO TOCANTINS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

16 − twelve =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram