SÍTIO NOVO DO TOCANTINS – Tocantins

SÍTIO NOVO DO TOCANTINS – Tocantins

Sítio Novo do Tocantins

Em função da caça abundante na região, o município de Sítio Novo de Goiás, localizado no Vale do Tocantins, teve sua origem com as famílias de Pedro Lima, Manoel Ferreira de Castro e Firmo Luterano, que ali se fixaram por volta de 1948. O povoado começou a formar-se em torno de um rancho construído por caçadores, num antigo sítio.

Com a construção de novas moradias, a área passou a ser denominada de Sítio Novo. Nessa localidade, os primeiros habitantes dedicaram-se à agricultura e à exploração de amêndoas de babaçu.

Paralelamente, surgiram os pequenos estabelecimentos comerciais e as atividades industriais incipientes. Somente após a construção de uma capela, dedicada ao Sagrado Coração de Maria, padroeira da cidade, e de uma escola pública, o povoado experimentou um rápido desenvolvimento e foi elevado à categoria de distrito, através da Lei Municipal nº 01, de 09 de fevereiro de 1963, subordinado jurídico-administrativamente a Itaguatins.

Outra Lei Municipal, a de nº 06, de 27 de março do mesmo ano, fixou seus limites distritais e mudou seu nome para Sítio Novo de Goiás. Ainda em 1963, a Lei do Estado de Goiás n.º 4.683, de 14 de outubro, elevou o Distrito de Sítio Novo de Goiás à categoria de Município, desmembrando-o de Itaguatins. Por força do Decreto Legislativo nº 01, Artigo 4º, publicado no D.O./TO do dia 01 de janeiro de 1989, recebeu a denominação de Sítio Novo do Tocantins.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA NOVO DO TOCANTINS!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

ten − 10 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram