SUCUPIRA – Tocantins

SUCUPIRA – Tocantins

Sucupira

Por volta de 1973, Joaquim Alves Queiroz, casado com Dona Domingas, sabendo que existia uma estrada boiadeira que ligava o município de Peixe a Figueiropólis e que a mesma tinha um movimento muito bom devido à existência de grandes fazendas na região, resolveu colocar uma vendinha para que pudesse atender aqueles boiadeiros que ali passavam e assim foi feito.

Com o crescimento do movimento da vendinha, foram chegando mais famílias e ali fixando moradia. Wandson Filgueira, o prefeito de Peixe, comprou cinco alqueires e doou para famílias que quisessem fixar moradia no local. Em 1976 foi construída a primeira escola, sendo José Odilon Damasceno seu primeiro professor. Em 1977, a primeira máquina de arroz foi instalada. Assim foi crescendo um povoado que logo se tornou o distrito de Sucupira.

Seu nome se deve à planta Sucupira, árvore que dava sombra para a primeira venda construída no local. Foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Sucupira, pela Lei Estadual nº 251, de 20 de fevereiro 1991, alterada em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21 de dezembro 1992, desmembrado dos municípios de Peixe e Figueirópolis e instalado em 01 de janeiro de 1993.

CONHEÇA OS HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA EM SUCUPIRA!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

five × 2 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram