IBATEGUARA – Alagoas

IBATEGUARA – Alagoas

Ibateguara

Ibateguara teve origem no antigo engenho Roçadinho de propriedade de Claudino Costa Agra. Foram lançadas, aí, as bases da povoação que se estenderia e que mais tarde viria a ser o povoado Piquete, que é o primeiro núcleo populacional do atual município.

O nome lhe foi dado em virtude de um piquete formado pelo Caudilho Vicente de Paula na sua luta contra Claudino da Costa Agra.

Em 1959 seu nome foi mudado para Horizonte, permanecendo, este nome, por pouco tempo

Ranulfo de Farias, então Arcebispo de Maceió, sugeriu o topônimo de Ibateguara, nome de origem indígena que significa “lugar alto”.

Eventos: Festa do Padroeiro São Sebastião (18 de janeiro), carnaval em fevereiro e festas juninas.

Turismos: Aerobar com cardápios diversificados e a Igreja Matriz São Sebastião de estilo Barroco.

O sustentável econômico é a pecuária, cana-de-açúcar e culturas de subsistência.

O município de Ibateguara encontra-se encravado na Microrregião Serrana dos Quilombos, sendo limites: São José da Laje, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Quipapá (Pe), Maraial (Pe), e Iraci (Pe).

Sua bacia hidrográfica é integrada pelo rio Jacuípe e pelos riachos Horizonte, Jiboia, Sumidouro, Taquara (limite com Colônia Leopoldina e Pernambuco), Camaragibe (limite com União dos Palmares). Como acidentes geográficos destaques para Serra do Vento com 580 metros de altura e Canastra com 630 metros.

VALE A PENA CONHECER!

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCE!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

twenty + six =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram