JACUÍPE – Alagoas

JACUÍPE – Alagoas

Jacuípe

São antigos os movimentos do homem no desbravamento da região Norte de Alagoas. Segundo os historiadores, colonizadores vindos de Porto Calvo no século XVII forma os primeiros a chegar à região, onde está Jacuípe, antigo Jacutinga. Ainda de acordo com os historiadores, os donos das terras eram os índios, que mantiveram boas relações com os brancos, formando um pequeno lugarejo que foi crescendo aos poucos até tornar-se uma comunidade.

A primeira capela construída na povoação ainda existe, próxima ao cemitério. Em 1946, foi construída a igreja matriz de São Caetano, padroeiro do município.

Os primeiros moradores foram Horácio Pedrona, Miguel Morato da Silva e Graciliano Pedrosa. Jacuípe, cujo topônimo foi dado em razão do rio Jacuípe, cortar seu território, sempre teve o movimento ligado à Palmares, em Pernambuco, pela facilidade de acesso.

A comunidade que crescia começou a cobrar melhores serviços e mais atenção de Porto Calvo, a quem pertencia. Sem assistência, os moradores iniciaram um movimento pela emancipação. Destacaram-se Mário Acioly Wanderley, Alcides Moreira da Silva e Manoel Bezerra Cavalcante. Jacuípe foi elevado à categoria de município autônomo em 1958.

O principal evento festivo da cidade é a Festa de Reis, realizada no dia 06 de janeiro, quando o município recebe o número de visitantes das cidades vizinhas, inclusive de Pernambuco, que reafirmam seus votos de paz, alegria e prosperidade a cada novo ano que se inicia.

VALE A PENA CONHECER!

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCE!

  • GRAJAGAN SURF RESORT

    Localizado nas areias da Praia Grande, este resort de surf está rodeado pela rica Mata Atlântica. A pousada oferece um bar e restaurante no local.

    Com uma varanda e vista para os jardins ao redor, os quartos do Grajagan estão equipados com ar-condicionado, banheiro, TV e frigobar. Os chalés duplex também têm vista para o mar.

    O restaurante tem móveis de estilo rústico e detalhes em madeira. Serve um buffet de café da manhã com frutas da estação e saborosas especialidades regionais no almoço e jantar.

    A Praia de Fora fica a 100 m do Grajagan Surf Resort. Já o Farol das Conchas encontra-se a 200 m.http://turismobr.com.br/booking/parana-ilha-do-mel

Leave a Reply

Your email address will not be published.

5 + four =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram