MARECHAL DEODORO – Alagoas

MARECHAL DEODORO – Alagoas

Marechal Deodoro

Localizado às margens da Lagoa Manguaba, Marechal Deodoro surgiu em 1611 como Vila da Madalena. Depois, teve o nome de Madalena de Sabaúna, Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, Alagoas do Sul e, mais tarde, simplesmente Alagoas, servindo de sede do governo da então província, de 1823 a 1838.

Em 1633, o povoado foi atacado por holandeses que torturaram parte da população e incendiaram cerca de 100 casas. Em 1636, foi elevada à vila e, em 1711, à categoria de comarca. Em 1817, foi desmembrada da capitania de Pernambuco. Com a independência, passou à categoria de cidade pela lei de 8 de março de 1823.

Ao assumir a presidência em 1838, Agostinho da Silva Neves decidiu mudar a Tesouraria da Fazenda de Marechal para Maceió. A decisão custou sua renúncia. Inconformado, Neves solicitou tropas de Pernambuco e Bahia para restabelecer a ordem pública. Em 9 de dezembro de 1839, porém, foi sancionada a resolução legislativa 11, transferindo a metrópole de Alagoas para Maceió.

Marechal Deodoro possui grande valor histórico, principalmente por ter sido a primeira capital do Estado e berço do proclamador da República, que deu nome à localidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico, tem valor arquitetônico riquíssimo, onde destaca-se o complexo franciscano de Santa Maria Madalena. O município é banhado pelas lagoas Mundaú e Manguaba e tem como atrativos naturais a Ilha de Santa Rita (maior ilha lacustre do país e área de preservação ambiental), a prainha, a Praia do Saco (própria para o nudismo), a Bica da Pedra, o povoado de Massagueira e a conhecida Praia do Francês. Os eventos são: Campeonatos de Surf,

Festival de Verão, Carnaval, Festa do Pato, Baile Histórico, São João, Festival Lacustre e Encontro Cultural.

Marechal foi a primeira capital de Alagoas e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cidade é bastante conhecida pela sua arquitetura repleta de museus, igrejas e outras construções históricas. Música e religião marcam muito a cidade, que também é banhada pela praia do Francês.

Praia do Francês
Uma das praias mais famosas de Alagoas. De água azul cristalina e vasto coqueiral, o ambiente é ideal para o lazer das férias e finais de semana. Uma parte da praia é calma e protegida por uma barreira de recifes, ideal para as famílias. Na região de mar aberto, os surfistas se divertem nas ondas.

Prainha
Seu clima agradável e beleza natural encantam os diversos visitantes que chegam ao lugar, que costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, em sua maioria amantes da natureza e jovens esportistas.

Praia do Saco
A praia do saco é ideal para quem deseja relaxar e tomar um refrescante banho de mar. É uma boa opção para todos os públicos, atraindo famílias e jovens. Conta com uma espaçosa faixa de areia clara e fina, mar calmo, de águas claras e limpas, muito propício para o banho e prática de esportes náuticos.

VALE A PENA CONHECER!

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCE!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

seventeen − five =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram