SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – Alagoas

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – Alagoas

São Miguel dos Campos

Quando a primeira missão exploradora – tendo à frente os portugueses Gonçalves Coelho e Américo Vespúcio – chegou ao atual município de São Miguel dos Campos (através do rio São Miguel), em 1501, encontrou como habitantes os índios Sanambis, remanescentes dos Caetés.

Os exploradores – atraídos pela riqueza do solo – se estabeleceram cultivando cana-de-açúcar e outros produtos agrícolas, além da criação de gado, abrindo caminhos pelas matas e a comunicação com outras localidades como Marechal Deodoro (antiga Vila de Madalena) e Anadia (Campos dos Arrozais de Inhaúns). A afinidade com esta última localidade, aliás, originou, na época, o complemento da denominação local, chamada até então apenas de São Miguel.

A bravura de seu povo é o marco primordial de sua história. Destacam-se a participação dos miguelenses na luta contra holandeses, na destruição do Quilombo dos Palmares e na Revolução Republicana de Pernambuco, em 1817. Entretanto, é Ana Lins o símbolo do heroísmo do município.

Em 1932, a freguesia foi elevada à vila por decreto do governo geral da Regência. A elevação à cidade aconteceu no dia 18 de junho de 1864.

O litoral de São Miguel dos Campos é privilegiado pela beleza ímpar, selvagem, com destaque para suas três lagoas: Lagoa do Jequiá (a maior delas), Lagoa Azeda e Jacarecica. Seus principais eventos turísticos são a Feira da Ponte (na Semana Santa), a festa da emancipação, as festas juninas e a festa da padroeira, Nossa Senhora do Ó (18 de dezembro a 6 de janeiro).

VALE A PENA CONHECER!

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCE!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

17 − 6 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram