SÃO MIGUEL DOS MILAGRES – Alagoas

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES – Alagoas

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres é um dos mais antigos povoados de Alagoas. A colonização começou durante a invasão holandesa, quando moradores de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo onde pudessem, também, observar o movimento dos invasores que utilizavam o rio Manguaba para chegar ao interior. Eles encontraram, na região, uma colina de onde avistaram extensa área de terras até o mar. Formou-se aí o engenho Mata Redonda, local onde houve uma grande batalha, que resultou na expulsão dos holandeses.

O povoado ficou conhecido como Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo, a padroeira. Algum tempo depois, um pescador encontrou na praia uma peça de madeira coberta por musgos e algas e passou a usá-la nos serviços domésticos. Ao limpar a peça, o pescador descobriu que era a estátua de São Miguel Arcanjo, ficando curado de um grande problema de saúde. A notícia se espalhou e o lugar ficou conhecido como São Miguel dos Milagres.

Por algum tempo, o povoado liderou o comércio açucareiro e chegou a ser o maior produtor de coco, quando ainda pertencia a Porto de Pedras. Em 1864, foi elevado à vila. Em 1914, Augusto de Barros Falcão, José Braga, Aderbal da Costa Raposo e João Moraes buscaram a emancipação, que só foi obtida em 1960, através da Lei 2.239.

Conhecida por suas praias de águas mansas e cristalinas, a cidade de São Miguel dos Milagres tem, na praia de Porto da Rua – povoado próximo – seu maior atrativo. Entre os eventos destacam-se: o Festival de Frutos do Mar (em abundância no município), e as festas do padroeiro (21 de janeiro) e de Emancipação (7 de junho).

O cenário de um dos Reveillons mais procurados do Brasil é realmente encantador. São Miguel dos Milagres possui quilômetros de praias quase desertas, que formam um cenário paradisíaco.

Agregando valor à experiência do visitante, em cada calçada da cidade é possível encontrar o o artesanato local em belas peças decorativas esculpidas em madeira. Praia do Toque – Praia calma de areia branca, fina, águas mornas e cristalinas.

É assim que definimos as praias da Rota Ecológica. As piscinas naturais são outro atrativo para quem visita o local.Com requintadas e aconchegantes pousadas de charme, a praia do toque conta, ainda, com bons restaurantes.

Porto da Rua – A Praia fica no vilarejo de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, onde é possível encontrar muitos barquinhos que levam à  foz do rio Tatuamunha. Por aqui, é possível encontrar locais para apreciar uma gastronomia local à base de frutos do mar.

VALE A PENA CONHECER!

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE A ROTEIROS BR INDICA PARA VOCE!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

2 × five =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram