ALVORADA DO OESTE – Rondônia

ALVORADA DO OESTE – Rondônia

Alvorada do Oeste nasceu no ano de 1978, época em que era denominada de Linha 52, devido a sua localização na BR-429. Surgiu da necessidade de assentamento das famílias vindas principalmente da região Sul do país. Em 1979, a região pertencia à área rural do Distrito de Presidente Médici, município de Ji-Paraná.

Quando uns grupos de moradores reuniram-se com o objetivo de planejarem a formação de um povoado. A primeira iniciativa deste grupo ocorreu no dia 20 de abril de 1979. Nesse dia decidiram pela construção de uma escola, para atender 20 crianças. A escola foi construída na propriedade de Antônio dos Santos, quilômetro 47,5 da então linha topográfica aberta pela empresa de topográfica Basevi (hoje BR 429) hoje distante a 4,5 km do centro de Alvorada D’Oeste.

No início do mês de julho de 1979, João Távora Filho vai à subprefeitura e convida o administrador do Distrito de Presidente Médici Antonio Geraldo da Silva (Toninho) a conhecer o local, onde eles pretendiam fundar um povoado. Antônio Geraldo admirou-se da corajosa iniciativa de João Távora e de seus amigos em fundar um povoado no meio da floresta, então aceitou o convite de conhecer a região. Após ter feito a visita, o administrador do distrito de Presidente Médice promete levar a proposta para os seus superiores.

No dia 10 de agosto deu início a roçada da área onde iriam formar as primeiras quadras. Naquele mesmo ano deu-se início ao a roçada que irão formar as primeiras quadras da cidade. Neste mesmo ano, o INCRA efetuou a entrega dos primeiros lotes na região e delimitou uma área de 80 hectares, destinados para o espaço da cidade, que hoje devido à necessidade de expansão soma 120 hectares. A cidade ficou na condição de Sub-Distrito do Município de Ji-Paraná até o ano de 1981, depois passando a ser Distrito de Presidente Médici, e exatamente em 20 de maio de 1986 teve sua emancipação Política e Administrativa. Sua instalação foi firmada em 01 de Janeiro de 1989 com o nome Alvorada do Oeste.

Os habitantes são proprietários de terras, comerciantes e funcionários públicos de todas as esferas. Os setores agrícolas e pecuários são à base de sustentação econômica do município. O agrícola produzindo todos os gêneros alimentícios de primeira necessidade, arroz, feijão, milho, além da destacada produção de café. A Cidade esta localizada ao leste do Estado de Rondônia, distante da capital Porto Velho 438km, fazendo limites com os municípios: São Miguel, Urupá, Presidente Médice, Mirante da Serra e Nova Brasilândia, com uma área territorial de 3 029,189km².

Leave a Reply

Your email address will not be published.

6 − four =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram