BURITIS – Rondônia

BURITIS – Rondônia

O povoamento da região onde formou se o município de Buritis teve início no final do século XIX, no Primeiro Ciclo da Borracha. Na época, embarcações transportando seringalistas, seringueiros e mercadorias subiam os rios Candeias e Jaci-Paraná com destino aos diversos seringais ou a colocação de seringueiros isolados na floresta e desciam carregados com látex.

Na década de 1960 foi aberta a BR 364 e em 1970 o governo federal resolveu promover a colonização das terras do Território Federal de Rondônia e passou a implantar, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, projetos oficiais de colonização.

A região onde formou se a cidade de Buritis foi colonizada pelo Projeto de Assentamento Buriti, criado em 18 de maio de 1988 e implantado a partir de 1990.

No Projeto de Assentamento Buriti foi reservada uma área à margem esquerda do igarapé São Domingos para a formação de um núcleo urbano.

No final de 1990, Osvaldo Kurpiel, conhecido por Osvaldo Buriti, Donizete Pereira da Silva, Carlos Roberto Pereira e Guido Fridolino Kinzel demarcaram, na floresta, o local para a abertura da primeira Rua de Buritis. No referido local, atualmente, está situada a Avenida Ayrton Senna.

A formação da vila Buriti iniciou em 1991 e desenvolveu tanto que quatro anos mais tarde foi elevada a categoria de cidade, com milhares de habitantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

eight + ten =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram