GUAJARÁ-MIRIM – Rondônia

GUAJARÁ-MIRIM – Rondônia

O Município de Guajará-Mirim, que em Tupi-guarani significa “Cachoeira Pequena”, tem sua história intimamente ligada à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Situada em região das mais belas do Estado, Guajará-Mirim ganhou ao longo dos anos o apelido carinhoso de “Pérola do Mamoré”, e orgulha-se de todos aqueles que a fizeram, transformando a cidade em um dos pontos mais apreciados para visitação e turismo.

Em maio de 2009, na cidade do Rio de Janeiro, Guajará-Mirim recebeu o título de Cidade Verde, outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera em razão de seu Mosaico de Áreas protegidas que fazem da Pérola do Mamoré um dos maiores municípios brasileiros em áreas preservadas. Outras 29 cidades brasileiras também receberam o prestigiado prêmio.

Inegavelmente Guajará-mirim possui a maior oferta de atrativos Turísticos do estado de Rondônia, tais como;

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – Atrativos Naturais como rios, mata preservada, balneários e parques – A fronteira com o país irmão Bolívia (além de atrações culturais, é possível comprar produtos importados do lado boliviano) – Passeios de barcos – Artesanato indígena (wariís), ribeirinhos e de seringueiros

Forte Príncipe da Beira – Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim e Recanto de D. Rey – Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho – Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Gruta ou caverna dos Pacaás Novos – Alto da Chapada dos Pacaás Novos – Torre da EMBRATEL – Rio Pacaás Novos – apresenta o fenômeno das águas com o rio Mamoré – Cachoeiras e Corredeiras – Guajará Mirim, Guajará-Açú, Bananeira, Pau Grande, Lage, Praia da Pedra da Morte e Praia das Três Bocas – Parque Municipal Natural Serra dos Parecis – Praias fluviais durante o verão (de maio a novembro).

Mais de 93% da área total do Município é constituída de Unidades de Conservação (Terras Indígenas, Reservas Extrativistas e Biológicas), fazendo de Guajará Mirim um grande santuário de preservação de Fauna e Flora.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

twelve − 7 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram