PIMENTEIRAS DO OESTE – Rondônia

PIMENTEIRAS DO OESTE – Rondônia

A cidade com 2.315 (censo 2010) foi formada a partir da fuga de escravos, procedentes de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), que seguiam o curso do rio Guaporé. Inicialmente a fundação do quilombo se deu na área da Fazenda Santa Cruz, durante o primeiro Ciclo da Borracha, entre 1877 a 1914.

Em 13 de setembro de 1943 ocorreu a criação do Território Federal do Guaporé, em terras desmembradas do Mato Grosso e Amazonas. Pimenteiras, que pertencia ao Estado de Mato Grosso, passou a integrar o Território Federal do Guaporé, posteriormente denominado Rondônia.

Hoje, o ecoturismo é a principal atividade econômica dos ribeirinhos que habitam o município. As belezas naturais, como as praias de areia branca formadas pelo rio Guaporé na seca, são uma das atrações turísticas. Anualmente, no mês de setembro, é realizado o Festival de Praia.

Em Pimenteiras há uma mistura de culturas e tradições. Um ponto turístico é a cruz de bronze, encontrada em uma cemitério da Fazenda Santa Cruz e que tornou-se o marco histórico da cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

2 × two =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram