ANTÔNIO OLINTO – Paraná

ANTÔNIO OLINTO – Paraná

A colônia de Antônio Olinto foi fundada em 1895, recebeu esse nome em homenagem a Antônio Olinto, então ministro de Obras Públicas. Até esse tempo a localidade era conhecida como Água Amarela, São José do Colaço ou Membéca. Nela foram assentadas 374 famílias de imigrantes rutenos (ucranianos) e 84 de poloneses, vindos da Galícia (ucraniano Галичина/Halytschyna, polonês Galicia. Região europeia que fazia fronteira a oeste com as províncias alemãs, ao norte com a Polônia, a leste com a Rússia e ao sul com o Império Austro – Húngaro). O município foi emancipado através da Lei Estadual n° 1.245 de 25 de julho de 1960 e instalado em 24 de outubro de 1961 foi desmembrado da Lapa.

Parte dessa história pode ser verificada na Casa da Cultura de Antônio Olinto.

ATRATIVOS: Possui muitos pontos turísticos, ainda pouco conhecidos, como a igreja da Imaculada Conceição de Nossa Senhora e a Santa também chamada de Nossa Senhora dos Corais. A igreja, centenária, a partir de 1999 foi tombada a nível estadual.

Antônio Olinto possui uma grande área verde, mesmo dentro da sede do município. Ao se retirar do centro da cidade, cada estrada é uma trilha por onde se pode caminhar e entrar em contato com a natureza ainda pouco explorada, apreciar a beleza das árvores como as araucárias, erva-mate, imbuias, cedros, bracatingas; das aves como a gralha azul, sabiá, maritacas, canários-terra, jacutingas, tucanos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

eleven + 19 =