ARAPONGAS – Paraná

ARAPONGAS – Paraná

ARAPONGAS, A CIDADE DOS PÁSSAROS.

Ela é a única cidade do país onde todas as ruas têm nome de pássaros, inclusive o nome do município. Chupa-dente, Alma-de-Gato, Bagageiro, Caçador-de-Árvore, Andarilho, Asa-de-Telha, Negafa e Barbudo-de-Coroa são alguns exemplos dos nomes das ruas da cidade.

O município de Arapongas situa-se na Região Metropolitana de Londrina, Microrregião de Apucarana e Mesorregião do Norte-Central Paranaense. Localiza-se a uma distância de 380 quilômetros da capital do Estado, Curitiba.  Graças à força da indústria, do comércio e da qualidade dos serviços, é um dos municípios que mais se desenvolve no Paraná. Arapongas tem, segundo o IBGE, uma população estimada de 121.198 pessoas.  É rota para o Mercosul (através da PR 444) e é servida também por ferrovia e aeroporto.

Arapongas possui praças, parques, pistas de caminhadas, corridas, e gramados para se fazer piqueniques, como os do Parque dos Pássaros, Parque das Nações, Praça da Saudade e Praça Mauá. A cidade promove feiras do setor moveleiro, como Movelpar e FIQ (Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira).

A festividade conta com diversas opções de gastronomia, lazer e atividades para todos os públicos. No quesito alimentação, as opções são as mais variadas. Com a presença de diversos restaurantes e chefes de cozinha, o evento traz bebidas e opções de diferentes culinárias envolvendo as especialidades com o abacate. O evento normalmente acontece anualmente no mês de agosto.

Para quem viaja com a família ou pretende relaxar após as reuniões, a dica é curtir o Parque dos Pássaros. O complexo ambiental é um dos cartões-postais da cidade, com 45 mil metros quadrados, três lagos, trilhas para caminhadas e equipamentos de lazer.

A Igreja Sagrado Coração de Jesus é uma referência, por sua beleza arquitetônica em estilo colonial. Os azulejos do altar possuem detalhes em ouro e a imagem do Sagrado Coração de Jesus é emoldurada em estilo barroco.

MAHRA – Museu de Arte e História de Arapongas, instalado nas dependências da antiga estação ferroviária da cidade, o museu fica em um antigo prédio histórico que abrigou a administração municipal entre 1955 e 2010. O acervo conta com obras de arte regional, discos, radiolas, lampiões, fotos e documentos que revelam os dados da cidade, desde a sua fundação, em 1947. Fazem parte também do acervo instrumentos que remontam à reconstrução temporal dos espaços públicos do município, como o cinema e a escola da região.

Mercado Municipal, foi o principal centro comercial da década de 1950, uma época essencialmente agrícola, bem anterior ao surgimento da locomotiva chamada indústria moveleira, que impulsiona atualmente a economia da cidade. Revitalizado, o prédio mantém as características originais da fachada, mas acompanha as tendências da arquitetura moderna em sua estrutura interna.

Cine Teatro Mauá, o Cine Mauá tem capacidade para 1.200 pessoas, voltado a atender à programação cultural, como balé e teatro. Funciona também como centro de eventos.

Estação das Feiras (Feira da Lua), a Feira da Lua é a exposição mais famosa de Arapongas, que une gastronomia, lazer e artesanato. Fica na antiga Agência de Estação Ferroviária (AGEF).

Estádio Municipal José Chiappin, casa do Arapongas Esporte Clube. Conhecido também com Estádio dos Pássaros, devido ao enorme fluxo de pássaros na cidade. O estádio passou por uma remodelação em abril de 2009, para jogos do Arapongas na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense de Futebol.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram