ARARUNA – Paraná

ARARUNA – Paraná

Araruna era conhecida como “Caminho de Peabiru” que segundo Romário Martins, era uma via de comunicação pré-colombiana. Por esse caminho, transitam, no século XVI, numerosas pessoas e expedições. Pioneiros acompanhados das suas respectivas famílias se instalaram à margem da estrada da boiadeira que conduzia ao Porto de São José e ao estado de Mato Grosso, que era um caminho inicial da antiga histórica e pequena estrada de São Tomé.

Tendo observado através da Inspetoria de Terras do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado, que o povoado estava progredindo e que deveria ter obras de urbanização.

Neste contexto, Sady Silva, em seu plano de urbanização, batizou em 1951, o povoado com o nome de Araruna. No ano seguinte, o povoado iniciou a cultura de café, de algodão, de arroz e de todos os produtos agrícolas propícios ao clima local. Araruna foi elevada então a Distrito, e sua Sede, à categoria de Vila, em 1952, como Unidade Administrativa de Peabiru.

Em 1954, pela Lei n. 3, de 26 de Novembro, passou à categoria de Município, sendo instalado em 18 de novembro de 1955. A instalação oficial ocorreu em 29 de Novembro de 1955.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

eleven + one =