ARAUCÁRIA – Paraná

ARAUCÁRIA – Paraná

AS MUITAS RIQUEZAS DE ARAUCÁRIA.

Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, Araucária é o que se pode chamar de uma cidade rica, em toda a pluralidade da palavra. Do ponto de vista econômico, o município, de 141.410 habitantes, é o segundo em arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) no Paraná e se destaca pela agricultura forte e pelo polo industrial consolidado. Nele, está instalada, por exemplo, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas.

A riqueza natural do município ganha formas e cores por meio dos parques naturais e das comunidades rurais, as quais integram uma rota de turismo e servem de palco para diversas festas.

Com quase 130 anos de história e uma grande diversidade trazida pelos imigrantes europeus, principalmente os poloneses, Araucária também é afortunada em termos culturais. Repleta de construções históricas e centros de memória, a cidade chama a atenção pela arquitetura religiosa, por eventos dedicados aos museus e aos livros e, pelo esforço permanente de manter vivas as tradições da sua gente.

Araucária possui muitos parques, propriedades rurais com potencial turístico e, anualmente realiza uma caminhada na natureza. Sobram opções para quem gosta da beleza e do clima das paisagens verdes.

O município se destaca pela arquitetura religiosa. Construções como a Capela Nossa Senhora das Dores, a Igreja de São Miguel e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro chamam a atenção pela beleza e requinte. História e memória também recebem atenção especial na cidade. Locais como os museus Tingui Cuera e da Província Sul, dedicado à religião, o Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres e Memorial da Imigração Polonesa são atrações imperdíveis para quem quer conhecer mais do passado e do cotidiano de Araucária.

​​​​​​Três eventos já se tornaram tradicionais em Araucária: a encenação da Paixão de Cristo, pelo Grupo Lanteri, é uma das mais famosas do Estado. A Semana dos Museus e a Feira do Livro atraem muitos visitantes e movimentam o município.

Em um passeio pela cidade, é possível se deparar com construções históricas preservadas, como a Casa do Cavalo Baio.

Parque Cachoeira, na ampla área verde do Parque da Cachoeira, os visitantes podem passear na beira do lago e praticar muita atividade física: tem ginásio de esporte, campo de futebol de grama, e pista de caminhada. O local também oferece opções de programas lúdicos e culturais, como museu, artesanato e a Casa das Palavras Brincantes. Não deixe de visitar ainda a Aldeia da Solidariedade.

O Turismo Rural Rotas de Guajuvira oferece passeio pelas propriedades rurais de agricultura familiar do município. Além de conhecer a beleza da paisagem e respirar o ar puro do campo, os participantes podem comprar flores e produtos coloniais, e ainda tomar um delicioso café rural ao fim do trajeto. A atividade é realizada todo sábado, das 13h às 18h, mediante reserva.

Visitar o bairro São Miguel é como mergulhar um pouco na história da Polônia. Após passar pelo Portal Polonês, o passeio continua no Memorial da Imigração Polonesa. Uma parada no Mirante proporciona uma bela vista da Represa de Passaúna. Para finalizar, tem toda a beleza arquitetônica da Capela de São Miguel.

O principal atrativo da praça central da cidade é o Santuário Nossa Senhora dos Remédios. A região do entorno tem vasto comércio local e opções gastronômicas. De Araucária a Curitiba são apenas 27 km.

Quem visita Araucária não pode deixar de provar receitas tradicionais, como broa feita no forno a lenha, linguiça artesanal, pastel de requeijão, pirogue e kuque polonês.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

one + twenty =