BOA ESPERANÇA – Paraná

BOA ESPERANÇA – Paraná

Os pioneiros de Boa Esperança enfrentaram inúmeras dificuldades nos primeiros tempos de desbravamento da mata que cobria o território do atual município. O pior de tudo, no entanto, era a condição de trafegabilidade. Um desastre. No período das chuvas as estradas ficavam intransitáveis, surgindo inclusive o primeiro nome da localidade: Barreiro do Oeste.

As primeiras famílias de Barreiro do Oeste foram as de Manoel Luíz Cândido, André Bacas, Albino Inácio, Navarro, Antônio Vicente, Joaquim Ribeiro da Silva, Manoel Caldeira, João Pietrowiski, Nasciso Spolodori, Guimarães, Gasparello e outras. Em 1950, Barreiro Grande tinha bom desenvolvimento, com casas de comércio espalhando-se ao longo da rua principal. A Lei Estadual n.º 613, de 27 de janeiro de 1951, criou o distrito de Barreiro do Oeste.

Através da Lei Estadual n.º 4.844, de 6 de março de 1964, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município, porém com denominação alterada para Boa Esperança. O território foi desmembrado dos municípios de Janiópolis e Mamborê, sendo instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1964. O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores, que apesar das dificuldades encontradas previram um futuro melhor.

Atrativos de Boa esperança: Motocross – Acontece há 13 anos, sendo um evento tradicional que realizado na “Semana da Adrenalina” (toda última semana de maio), onde ela é o ponto alto do evento. Todos os anos as apresentações são diferente, sendo o dia do desafio a única atividade que se repete todas as edições. Nas edições de 2010 e 2011 teve um público de aproximadamente 10 mil pessoas, sendo o maior de todos os anos.

Vaca Atolada – A festa da Vaca Atolada é realizada desde 1997, sendo que em 2012 completará a 15ª edição. Durante a festa acontece apresentações artísticas, culturais e exposições de artesanatos e o principal prato gastronômico do município “A Vaca Atolada”. Com um público de aproximadamente 5.000 pessoas, a festa conta com o envolvimento de 500 pessoas, sendo direta e indiretamente. O evento é conhecido pela organização e pelos detalhes, pois tudo é personalizado desde pratos a sacolas.

Cavalgada da Esperança – Realizada a Cavalgada da Esperança, no segundo domingo de dezembro. Ela faz parte do calendário de festividades em comemoração ao aniversário do município em 14 de dezembro e a cada ano aumenta a quantidade de participantes.
Com o trajeto de 12 Km a Cavalgada da Esperança, conta com 20 pessoas na comissão fora os que trabalham para na realização do evento. Após o trajeto os participantes são recepcionado com um almoço, tendo como cardápio o prato “Vaca Atolada” e ainda acontece sorteio de brindes e premiação para a comitiva com o maior número de participantes, distante e ainda a carroça mais enfeitada.

Parque ecológico Olivo Fortunato Gaspareli – O município conta também com o Parque ecológico Olivo Fortunato Gaspareli, sendo um atrativo turístico e de lazer. É o cartão postal de Boa Esperança, pois conta com uma pequena ilha ao centro que serve de morada para patos e gansos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

one × three =