BOM SUCESSO – Paraná

BOM SUCESSO – Paraná

Após o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, o proprietário das terras onde se localiza o município de Bom Sucesso entregou a um pioneiro gaúcho a missão de criar um patrimônio em local pré-determinado na floresta virgem.

Com a chegada dos novos pioneiros, após o desmatamento e demarcação de ruas e lotes, o desenvolvimento foi acelerado. As novas famílias, que chegaram de diferentes regiões do Paraná e do País, vinham atrás das férteis terras existentes e do cultivo da cultura cafeeira que estava em expansão. Criado através da Lei Estadual nº 253 de 26 de novembro de 1954, e instalado em 15 de novembro de 1955, foi desmembrado de Jandaia do Sul.

Entre as várias Cidades fundadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, figura a de ″Bom Sucesso″ situada na zona denominada de ″Norte Novo″, em região então pertencente ao Município de Jandaia do Sul. Como nos demais casos, o início de Bom Sucesso foi a formação de um Patrimônio, com a demarcação dos perímetros urbano e rural e a divisão da terra em lotes, datas e fazendas.

O povoamento da localidade começou com a venda de lotes e datas a elementos vindos dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Dada a enorme afluência de colonos e povoadores oriundos desses dois Estados, o Patrimônio teve grande progresso e em pouco tempo foi transformado em Cidade. Em 1951, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1954, alcançou sua autonomia. A origem da atual denominação provém do sucesso nas vendas de lotes, na rápida colonização e no inesperado desenvolvimento do Patrimônio, surgindo, daí, o topônimo ″Bom Sucesso″.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

fifteen − 11 =