CAFELÂNDIA – Paraná

CAFELÂNDIA – Paraná

Segundo a tradição, os primeiros moradores que chegaram a essa região acharam um caixão na beira do rio (hoje, Córrego Cafelândia), atirado pelos paraguaios que na época ocupavam a região. Assim chamaram esta localidade: Caixão. Este foi o primeiro nome da cidade, com o 1º Padroeiro, Santo Antonio. Mais tarde, a localidade e a capela foram batizadas de Consolata.

Assim, antes dos primeiros colonizadores, habitavam a região, safristas que se dedicavam ao extrativismo de erva mate, paraguaios e argentinos que comercializavam com os habitantes do local. No ano de 1951, os moradores do local acharam melhor colocar o nome da cidade de Cafelândia, porque aqui haviam grandes plantações de café e é nesta região que praticamente começaram os grandes cafezais paranaenses. Assim, Cafelândia recebeu três nomes: Caixão, Consolata e Cafelândia.

A década de 1950 registra um grande fluxo de imigrantes gaúchos, catarinenses, paulistas e outros da região. No final do ano de 1951, chegaram mais famílias para povoar o lugar, movidas pelo sonho da época, o café, ocasião em que optaram por dar o nome ao povoado de Cafelândia.

Nesta época, Cafelândia contava com uma floresta muito densa, de madeiras de lei, com uma diversidade de variedades, isto no sentido Norte para o sentido Sul, haviam pinheirais (Araucárias) mescladas com madeiras de lei. A agricultura e a pecuária eram cultivadas principalmente em algumas clareiras nas matas, onde os colonizadores fixaram suas residências. No sentido Norte, predominava o café, intercalado com feijão, arroz e outras culturas de pequeno porte. A região sentido Sul, se destacava com cultura de milho, para engorda de suínos, em sistemas de safra, e outras culturas como arroz, feijão e pecuária.

No dia 07 de Dezembro de 1961, através da Lei nº166/61 do município de Cascavel, foi criada a Sub-prefeitura, elevando assim a localidade à categoria de Distrito Administrativo de Cascavel, com o nome de Cafelândia do Oeste.

A Lei Estadual nº 4668 de 31 de dezembro de 1962, criou o Distrito Judiciário, com a denominação simplificada para Cafelândia. Em 1963, foi constituída a Copacol – Cooperativa Agrícola Consolata Ltda, que tinha por objetivo a eletrificação de Cafelândia e Região e o atendimento aos agricultores no recebimento, beneficiamento e comercialização da produção agrícola. No Início as dificuldades eram grandes para o seu desenvolvimento, e até ficou paralisada por um período, tornando a ser reativada em 1970 por um grupo de Associados com o firme propósito para o desenvolvimento.

A Emancipação de Cafelândia ocorreu no dia 28 de Dezembro de 1979, mas pela proximidade das comemorações de fim de ano, foi decretado o Aniversário do Município para 25 de Novembro de cada ano. A instalação do Município ocorreu em primeiro de fevereiro de 1983, após a eleição municipal, na qual foram eleitos o Prefeito Agenor Pasquali e Vice-prefeito Daniel Folle.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram