CAFEZAL DO SUL – Paraná

CAFEZAL DO SUL – Paraná

A colonização da região iniciou-se 1952. pela colonizadora Cafezal que adquiriu 18.000 alqueires do Estado do Paraná para fins de ocupação da área.

O desbravamento iniciou-se com a vinda de várias pessoas, principalmente de origem nordestina, no qual se destacam os senhores Cipriano José da Silva (1952), José Felix Santana (1952), Sr. Custódio conhecido como Zé Canção (paraibano) e João Barbosa que também era empreiteiro da colonizadora Cafezal na construção de estrada e na derrubada das matas.

A chegada dos desbravadores nordestinos vindos, principalmente, do estado de São Paulo, onde o trabalho estava escasso, era de ônibus até Umuarama e a pé, animal ou jipe até Cafezal. Os trabalhos da companhia Melhoramento Norte do Paraná abrangiam até Umuarama: Cafezal era colonizada pela Colonizadora Cafezal, daí a dificuldade de acesso para aqueles que vinham pelo norte do estado depois de desembarcar em Umuarama.

A primeira casa de madeira, construída na área urbana foi de propriedade do Sr. Manoel Ribeiro Coutinho, em 1953. A primeira escola construída pela própria colonizadora (1955) e denominava-se grupo escolar Rui Barbosa, tendo como professoras as senhoras: Maria Siloto Canova e Maria Krominski. A origem do nome Cafezal deu-se em função do próprio nome da colonizadora que desbravou a região.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

5 × four =