CAMPINA GRANDE DO SUL – Paraná

CAMPINA GRANDE DO SUL – Paraná

Por volta de 1666 surgia, na região do planalto de Curitiba, um dos primeiros povoados de mineradores fundados por bandeirantes, com a denominação de Campina Grande.

Entretanto, a colonização efetiva do povoado operou-se de maneira lenta e demorada, pois somente em 1873, é que foi criada a Freguesia de Campina Grande, sob a invocação de São João Batista, como parte integrante da Vila de Arraial Queimado (Atual Bocaiuva do Sul).

Os fundadores do povoado de Campina Grande, foram Francisco Garcia de Lima e Antonio Ribeiro dos Santos. Estes senhores em 15 de outubro de 1883, doaram o terreno para construção da igreja de São João Batista, padroeiro da cidade.

Em 1883, foi criada a Vila de Campina Grande. Em 1890, o Município de Campina Grande tomou o nome de “Villa Glicério”, e, em 1891, voltou a denominar-se Campina Grande. Em 1938, foi extinto o Município de Campina Grande e seu território foi anexado ao Município de Piraquara, na condição de Distrito. Em 1943, o Distrito de Campina Grande passou a denominar-se Timbu. Em 1951, Timbu foi elevado a município.

Em 1956, foi mudada a denominação do município para Campina Grande do Sul. Campina Grande teve esta denominação devido ao seu panorama topográfico, observado pelos pioneiros, acrescido de “do Sul”, para diferenciar de Campina Grande do Estado da Paraíba.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram