CÂNDIDO DE ABREU – Paraná

CÂNDIDO DE ABREU – Paraná

A criação do Município de Cândido de Abreu foi fruto da colonização estrangeira em terras paranaenses, com a fundação de núcleos coloniais, na primeira metade do século XIX.

Em 1847, o médico francês, João Maurício Faivre, sob os auspícios da Imperatriz do Brasil, Dona Tereza Cristina, fundou a “Colônia Tereza” que mais tarde daria origem aos Municípios de Cândido de Abreu e Reserva. Esse núcleo colonial começou com 87 franceses trazidos ao Brasil pelo Dr. Faivre, às suas expensas, e que, apesar de todos os esforços despendidos, fracassou.

Alguns anos depois do fracasso da Colônia Tereza, imigrantes poloneses, ucrainos, alemães e alguns brasileiros, se instalaram na mesma região e fundaram a Colônia Cândido de Abreu que progrediu graças à atuação de seus moradores.

Com a criação do Município de Reserva, pela Lei Estadual nº 2038, de 26 de março de 1921, Cândido de Abreu passou a fazer parte de seu território.

Não existe citação quanto à sua elevação à condição de Distrito, sabendo-se que, em 26 de novembro de 1954, foi criado o Município de Cândido de Abreu, desmembrado do Município de Reserva. O nome dado ao município foi em homenagem a Cândido Ferreira de Abreu, que ocupou o cargo de Diretor do Serviço de Colonização do Paraná.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

six + 12 =