CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES – Paraná

CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES – Paraná

Há 40 anos era difícil prever que Capitão Leônidas Marques se transformaria em uma progressista cidade do Oeste do Paraná, região que é formada por 51 municípios com população aproximada de 1,3 milhão de habitantes. O vilarejo experimentou a maioria dos ciclos desenvolvimentistas que tornariam essa parte do território paranaense em “sinônimo” de riqueza e de oportunidades. Capitão participou dos ciclos da madeira, da hortelã, do feijão, da erva-mate e também sentiu os efeitos da mecanização agrícola.

A origem remete a um projeto de colonização conhecido como Gleba Andrada, habitada por aventureiros que tiravam da caça, da pesca e da extração do palmito a sua sobrevivência. O registro mais preciso do início do vilarejo é de 1957, quando 30 famílias lideradas por João Ruth Schmidt chegaram à região. A primeira denominação foi Aparecida d´Oeste, substituída por Capitão Leônidas Marques em 28 de abril de 1964, data da emancipação político-administrativa do município. Essa faixa de terra até então pertencia a Cascavel. De Capitão já se emanciparam Boa Vista da Aparecida (22 de Dezembro de 1981) e Santa Lúcia (1 de Setembro de 1991).

O nome é uma homenagem a Leônidas Marques dos Santos, militar morto em combate em Catanduvas, onde aconteceram os últimos confrontos da Revolução de 24. Leônidas é pai do ex-deputado estadual Basílio Marques, que ao lado de lideranças como Arnaldo Busatto, contribuiu com o processo de criação do município. O primeiro prefeito foi Otto Francisco dos Passos, responsável pela gestão do município no período de 1964 a 1968. Ele e o vice João Ruth Schmidt foram empossados em 14 de dezembro de 1964, data de instalação do município.

O crescimento de Capitão é resultado da junção do trabalho de várias gestões administrativas, da determinação e do empreendedorismo do seu povo. A exemplo da população, a geração de riquezas começa a ser transferida para o município e hoje os setores secundário e terciário são tão importantes quanto a agricultura para a economia local. O município é dono de uma indústria em expansão.

Venha Investir na Cidade 

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram