CORNÉLIO PROCÓPIO – Paraná

CORNÉLIO PROCÓPIO – Paraná

A origem do nome da cidade, veio da pessoa do Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império durante o final do último século. O coronel foi o patrono da Estação do então Km 125, sendo este, o marco de toda a expansão desta região.

Cornélio Procópio conta com os seguintes atrativos turísticos:
TERMINAL TURÍSTICO CRISTO REI: É o cartão de visitas da cidade. Com uma excepcional vista panorâmica da região, abriga a maior estátua sacra de bronze da América Latina. A contrução do Monumento iniciou-se em 1957 e terminou em 1958, na Gestão do Prefeito Dr. Reinaldo Carazzai, sendo escultor o Sr. Arlindo Castelani de Carli (SP). O Monumento “Cristo Rei” possui altura total de 23,80m.

CATEDRAL CRISTO REI: A construção da Catedral “Cristo Rei”, com 600m2, iniciou-se no dia 31 de outubro de 1943 e foi concluído em maio de 1948. Com arquitetura em estilo românico, seu projeto foi elaborado em forma de cruz romana, com uma nave central e duas naves laterais. A 1ª missa foi realizada no dia 13 de junho de 1948.

Na nave principal encontra-se a belíssima imagem de “Cristo Rei”, esculpida em madeira poli cromada com detalhes em ouro, as imagens de “São Vicente Palotti”, “Santa Terezinha do Menino Jesus”, “São Judas Tadeu”, “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” e a imagem do “Imaculado Coração de Maria” que veio de Portugal no dia 8 de dezembro de 1978.

Cenas da Via Sacra estão reproduzidas em 14 quadros executados em mosaicos bizantinos, contrastando com os vitrais coloridos das janelas. Um dos objetivos de destaque é o Ostensório, todo banhado a ouro, trazido da Alemanha. Nas naves laterais encontram-se duas capelas, feitas em 1966, onde estão executados em mosaicos bizantinos cenas da aparição de Nossa Senhora de Fátima e cenas da aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria.

Um carrilhão de sinos de bronze do século XIX anuncia as celebrações religiosas. O maior deles, instalado em 1964, é chamado “Sino da paz”. O sino significa a voz de Deus chamando os fiéis para a celebração. O dia do padroeiro é comemorado no 5º Domingo antes do Natal.

BOSQUE MUNICIPAL E ECOCENTRO: O Bosque Municipal “Manoel Júlio de Almeida” criado em 1967, fazia parte da Mata Estacional Semidecidual que ocupava toda a região Norte do Paraná. Com área de 9,8 ha de mata preservada, está localizado no perímetro urbano de Cornélio Procópio.

A floresta apresenta altura média de aproximadamente 25m, havendo árvores emergentes que atingem em torno de 35m. Um estudo revelou a presença de 70 espécies arbóreas (pertencentes a 35 famílias botânicas). As espécies mais características são o pau d’álho, sangueiro, peroba, pau-jacaré, canela, imbuia, tapiá, guaritá, canjerana, coração de negro, cedro, figueira, marfim e epífitas (bromélias e orquídeas).

Dentro das espécies da fauna podemos encontrar o jacuguaçu, gavião civil, maracanã, caxinguelê, murucututu, beija-flor-rabo-tesoura, cobras e lagartos. O Bosque é um instrumento de educação para que a preservação e manutenção da vida sejam realizadas dentro dos princípios conservacionistas.

Em 1995, foi criado o ECOCENTRO, onde o Grupo Ecológico “Vida Verde” desenvolve atividades de educação Ambiental (passeios, artesanato, palestras, teatros, cursos, exposições e seminários). No interior do ECOCENTRO, vitrines de aprendizado dividem espaço com árvores nativas. Possui infra estrutura para passeios, lazer, exercícios físicos, distração ou estudos de fauna e flora.

SANTUÁRIO DA MÃE RAINHA: Com 54m2 de área, localizado numa área de vista panorâmica privilegiada, a construção em estilo Alemão é uma réplica do Santuário que está localizado em Schoenstatt na Alemanha.

Cornélio Procópio é a 15ª cidade do Brasil a ter um Santuário de nível Internacional e a 4ª cidade do estado a ser agraciada com esta dádiva. No interior da capela encontram-se a Imagem de São Pedro que representa que devemos Ter fé igual a de Pedro e a Imagem de São Paulo que significa que devemos Ter o espírito apostólico de Paulo, ambas são feitas de madeira entalhadas manualmente.

Uma Estátua de São Miguel está no Santuário porque antes de ser totalmente dedicado a Maria o lugar era uma capela de São Miguel. São José que é o protetor da Sagrada família. O altar é feito de madeira entalhada, em estilo Barroco. No centro do teto, na frente do altar, está o símbolo, feito de metal dourado, representando o Espírito Santo, o qual indica que ali também está a 3ª pessoa da Santíssima Trindade.

Na moldura luminosa está escrito “UM ACERVO DE MARIA JAMAIS PERECERÁ”, porque na 1ª Guerra Mundial os jovens seminaristas sentiram a presença de Maria, guardando-os e protegendo-os. A Coroa de Nossa Senhora, feita em metal dourado, veio da Alemanha.

MATA SÃO FRANCISCO: Área de preservação ambiental com 832,57 hectares, formada por floresta estacional semidecidual (Mata Atlântica). Está  a uma distância de 4 Km do centro da cidade. Possui  uma trilha de 1600 m, 02(duas) pontes, lanchonete, sanitários, e o Portal, que é a casa dos atendentes.

MUSEU HISTÓRICO: Este Museu conta a História do Município e sua colonização através de um valioso acervo cultural de objetos, instrumentos, móveis, roupas, que pertenceram aos pioneiros fundadores de Cornélio Procópio.

Em seu interior encontra-se uma réplica de em tamanho natural do primeiro estabelecimento comercial, além de cenários e maquetes relativos às primeiras décadas do Município. Diversos painéis fotografias mostram a transformação da cidade e retratam cenas cotidianas dos pioneiros que, com coragem, fé e esperança, aqui aportaram.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL: O Museu possui um valioso acervo de aproximadamente 1.500 animais taxidermizados, espécies da Fauna Brasileira e Ecossistemas dos 05 continentes, além de peças de Arqueologia, Antropologia Indígena, Paleontologia, Geologia e Entomologia.

Apresenta 05 Dioramas onde os animais estão expostos como em seu habitat natural, numa composição cenográfica do Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e Exóticos (animais que não são oriundas do Brasil).

Um dos principais objetivos do Museu é promover a Educação Ambiental, desempenhar uma função educativa, sensibilizar para a questão ambiental, a preservação da Espécie, seu habitat, fauna e flora.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram