DIAMANTE D’OESTE – Paraná

DIAMANTE D’OESTE – Paraná

O Conhecimento da Região Oeste do Paraná na qual estamos inseridos geograficamente, já datam de tempos remotos. Sabemos que por volta de 1541, expedições do espanhol D. Álvaro Cabeça de Vaca, partiu do litoral catarinense chegando em Assunção, no atual Paraguai, com sua comitiva formada por 250 homens e 26 cavalos, passou pela região de Curitiba e pelo caminho de Peabiru, chegou a Foz do Iguaçu. Dom Álvaro Cabeça de Vaca é considerado o descobridor das Cataratas.

No decorrer de nossa historia outro fato importante vem marcar a nossa região, a Guerra do Paraguai, acontecida em 1865 e com a vitória Brasileira os limites de Foz do Iguaçu passaram a ser Colônia Militar do Iguaçu.

A diretoria da Colônia Militar do Iguaçu expedia títulos preventivos e de posses definitivas. Em nossa região as concessões de terras tiveram inicio em 1901, feitas em favor do Argentino Domingos Barthe.

Foi ele um dos maiores concessionários de terra em nossa região. Com suas obras e companhias colonizadoras desenvolveram extensa exploração da erva mate e madeira, empreendendo uma efetiva colonização nas regiões dos terrenos de Paz, São Domingos, Pequery, Santa Helena, Barro Preto, São Francisco e Diamante.

Portanto a historia de Diamante D´Oeste, está diretamente relacionada com a historia da ocupação social e econômica da região oeste do Paraná, onde migrantes oriundos das regiões Norte e Sul, se arraigaram á nossa região e se adaptaram as novas condições de clima e solo, num período que também coincidiu com o desenvolvimento do Paraná como um todo.

Diamante D´Oeste começou a desenvolver-se com a chegada de vários grupos de imigrantes dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que aqui chegaram com idéias de explorar as riquezas naturais e cultivar o solo.

O primeiro nome que Diamante recebeu, foi Pouso Diamante, devido ao fato dos tropeiros e viajantes passarem suas noites. Quanto ao nome Diamante, os pioneiros do lugar dizem que devido ao fato de um grupo de tropeiros ao passarem por aqui, avistaram um riacho para saciar sua sede, e ao depararem com a limpidez da água exclamaram: – ″que água mais límpida! Mais parece um Diamante!″

Mais tarde recebeu o nome oficial de Diamante D´Oeste por encontrar-se localizada no Oeste do estado do Paraná. Desde o inicio de sua colonização a partir de 1962, passou por um acelerado processo de crescimento, notadamente na Zona Rural. As primeiras culturas a serem cultivadas foi o Rami, Café e hortelã. Com a erradicação da cultura do café e hortelã houve a evasão de enumeras famílias a procura de outros centros produtivos.

Conseguimos nosso reconhecimento como Distrito Administrativo em 16 de Julho de 1979, onde já possuímos uma comunidade coesa, que já dava os primeiros passos para uma melhor organização política.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram