FAROL – Paraná

FAROL – Paraná

O povoado que forma hoje o Município de Farol teve início no ano de 1942, com a chegada de algumas famílias vindas do Sul do Paraná. Seus primeiros moradores foram os Srs. Manoel Soares de Lima e Antonio Dutra, este sendo nomeado Inspetor Policial do pequeno povoado. As primeiras casas construídas pertenciam ao Sr. Antonio Dutra e Silvino Chumowski, em 1948, quando o povoado foi elevado a patrimônio, com o nome de Pinhalão D′Oeste.

O Distrito Administrativo de Farol foi criado no dia 30 de novembro de 1955, através do Projeto de Lei n.º 17/55, da Câmara Municipal de Campo Mourão, com sede na antiga localidade de Pinhalão D′Oeste, desmembrado do Distrito Judiciário de Mamborê, Comarca de Campo Mourão, com área total de 19.980 há.

A localidade inicialmente possuía o nome de Pinhalão, porém como já existia outra cidade com o mesmo nome no Paraná, os moradores passaram a denomina-la ″Encruzo do Farol″, depois, ″Farol do Oeste″ e finalmente ″Farol″.

A origem do nome Farol, dava-se ao fato do cruzamento das estradas Campo Mourão- Pinhalão (Farol) e Campo Mourão-Boa Esperança (Barreirão), Arapuã (Barreirinha/Janiópolis). Contam os pioneiros que neste cruzamento existia placa fluorescente indicando as direções das estradas, e daí o nome ″Farol″.

Conheça alguns atrativos turísticos do município de Farol:

Pernil à Pururuca: “Pernil à Pururuca”, um prato típico de dar água na boca, numa festa regada ao mais puro calor humano.

A “Festa do Pernil à Pururuca”, é uma homenagem do município aos seus pioneiros, também chamados Safristas. No início da colonização das terras onde está situado o Município de Farol, uma das primeiras atividades de subsistência foi a criação de porcos. Reverenciando estes pioneiros, o “Pernil à Pururuca” acompanhado de arroz branco, feijão tropeiro, e couve à Paraná, foi criado como prato típico local. A Festa compõem de crepúsculo festivo, com desfile de carroções, carroças e charretes decoradas. Apresentações de danças típicas, como o “Fandango dos Safristas” e a “Dança dos Facões”, queima de fogos de artifício, Mostra do Produtor Local, Concurso da Pega do Porco na Lama, Audições de Orquestra Violônica, baile popular e no domingo o almoço, onde é servido o Pernil à Pururuca, prato típico de Farol.

Cachoeiras:

Cachoeira Salto Alto da Boa Vista – Rio Farol; Cachoeira Salto São Jorge – Arroio Helena; Corredeira Arroio Paraguaio; Corredeira Assentamento Farol – Rio Goioerê; Salto Boa Ventura – Arroio São Carlos; Salto José Lopes – Rio Goioerê; Salto Paraguaio – Arroio Paraguaio; Salto Ernesto Guirro – Rio Goioerê; Salto Água da Fonte – Córrego Água da Fonte

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram