FOZ DO JORDÃO – Paraná

FOZ DO JORDÃO – Paraná

As origens históricas do Município de Foz do Jordão nos levam a desvendar o segredo de Segredo, a povoação que deu origem ao atual município. Os padres jesuítas, em fuga dos predadores de índios, passaram pelo atual sítio de Foz do Jordão, em torno de 1628 e 1630, surgindo uma lenda sobre tesouros ocultos. Posteriormente, a partir da expedição militar de Cândido de Almeida Souza, em 9 de setembro de 1770, foi feito o reconhecimento da desembocadura do Rio Capivarussu (hoje Rio Jordão). No sítio formou-se o Distrito de Segredo, fundaram a fortaleza de Nossa Senhora do Carmo.

Segundo antigos relatos, Segredo era local de passagem, onde os viajantes pernoitavam para seguir viagem. Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes: O rio Jordão era chamado pelos nativos de Goio quimim. Em uma das expedições exploratórias à região, várias pessoas, inclusive o tenente-coronel Afonso Botelho, caíram acidentalmente na água, ficando o rio então chamado de Jordão pelos muitos que nele foram batizados contra o seu gosto (comparando com o bíblico Jordão, onde Jesus Cristo foi batizado), fato esse ocorrido no dia 15 de dezembro de 1771.

É muito rico o achado arqueológico do município, especialmente do que está situado junto à foz do Córrego Passado do Aterrado. Em 1956, um grupo americano liderado por Frederic Lutcher Brown, instalou às margens do Rio Jordão uma fábrica de pasta de papel, uma usina hidrelétrica, um aeroporto e instalações adequadas. Foi um grande impulso para a economia de Segredo, que viveu altos e baixos com esta companhia.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram