GOIOERÊ – Paraná

GOIOERÊ – Paraná

Belezas naturais, recantos cristãos e hospitalidade acolhedora. O turista que visita Goioerê irá se encantar com isso e muito mais, nessa cidade localizada na Região Centro-Oeste do estado. Com economia pautada na agricultura e agroindústria, o município faz fronteira com Rancho Alegre D’oeste, Quarto Centenário, Moreira Sales, Formosa do Oeste, Mariluz e Janiópolis tendo uma população estimada de 28.962 pessoas, segundo o IBGE.

No âmbito da fé, Goioerê se destaca por ser uma das três cidades brasileiras que possui um fragmento da Cruz de Jesus Cristo, assim como o Museu Arquidiocesano de São Paulo e uma ordem religiosa de Apucarana. A relíquia fica exposta na Paróquia Nossa Senhora de Candeias, tendo sua veracidade atestada pelo Vaticano.

A origem do nome da cidade advém dos tempos do café, quando as primeiras fazendas se instalaram no local às margens do Rio Goioerê. Esse, por sua vez, foi nomeado pelos índios que habitavam o local e falavam a língua caingangue, na qual “goio” significa águas e “ere”, limpas.

Visitar a cidade, com certeza, renderá boas recordações, seja para o turista que prefere o agito das festas, as belezas naturais ou ainda a tranquilidade de sentar-se nos bancos das praças para matear um tereré.

Alguns registros culturais e históricos da cidade podem ser encontrados na Casa da Memória Alcides Moreira de Castilho. Visitá-la é fazer uma viagem ao passado.

Seja nos parques ou nas cachoeiras, o turista que procura por um refúgio natural terá ótimas opções para aliviar o stress cotidiano.

Se você estiver pela cidade no período natalino não deixe de visitar a Praça Luigi de Paoli. Os efeitos de luzes e sons na fonte ditam o ritmo com que as águas dançam.

Seja com uma proposta de negócios, cultural ou religiosa, anualmente a cidade sedia vários eventos reunindo pessoas de diversas regiões. O Vida Verão, a Expo Cristã, o Festival do Leitão Maturado, Festa do Milho e Expo Goio são algumas dessas festividades. Vale a pena conferir.

Gruta Nossa Senhora das Borboletas, com uma grande imagem de Nossa Senhora de Fátima, o local recebe os fiéis para um momento de espiritualidade e reflexão.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias, os belos vitrais da matriz relembram a vida de Jesus Cristo. Já sua torre, com mais de 25 metros de altura, fica ainda mais bonita com a decoração natalina.

Goioerê Clube de Campo, banhado por uma extensa represa e com grande área verde, a infraestrutura do local é composta por piscinas, academia, sauna e quadras esportivas. Trata-se de um clube privado, mas a entrada do turista é livre se ele estiver acompanhado por um sócio. Pagando uma taxa, o visitante pode ainda utilizar algumas das instalações.

Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura, se o turista procura contato com a natureza, a visita ao Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura não pode faltar no roteiro. São 24,16 hectares de área, com mata nativa e trilhas que direcionam a paisagens incríveis. Durante a caminhada, aprecie a flora e fauna, e não se assuste caso algum macaco ou quati der o ar da graça.

Localizada a 530 km da capital, é possível chegar até Goioerê pelas rodovias BR-272, PR-180 e PR-472.

Na hora que a fome bater, não deixe de experimentar o Leitão Maturado, prato típico da cidade. O assado é destaque na festa de junho que leva seu nome, mas também pode ser encontrado em alguns locais nos outros meses do ano. Existem ainda opções de lanchonetes, pizzarias, além de restaurantes que oferecem pratos da culinária mexicana, árabe, brasileira, italiana e japonesa. Opções para todos os bolsos e paladares.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram