GUAIRAÇÁ –  Paraná

GUAIRAÇÁ – Paraná

Guairaçá, está distante de Curitiba, capital do Estado 535 km. As terras de Guairaçá, em parte, foram adquiridas por um grupo de pessoas que fundaram uma imobiliária que recebeu a denominação de Sociedade Colonizadora de Guairaçá. Há registros de que a Companhia de Terras Norte do Paraná possuiu e comercializou extensas áreas no norte do Estado. Essa companhia adquiriu inúmeras glebas situadas entre os rios Tibagi, Paranapanema e Ivaí.

Mais tarde, esta empresa foi vendida. Em 1943, em virtude das dificuldades ocasionadas com a segunda Guerra Mundial, os ingleses colocaram à venda a Companhia de Terras Norte do Paraná. Foi a mesma adquirida em 1944 por grupos de capitalistas paulistas. Nascia a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

A nova empresa iria dedicar-se, além da venda de terras, também à agricultura, à pecuária e ao desenvolvimento industrial. Guairaçá foi fundada em 1946 e parte de suas terras eram pertencentes, conforme já foi citado, à Sociedade Colonizadora Guairaçá.

Em 1954 estes proprietários adquiriram as demais ações, tornando-se proprietário de toda a empresa. Estes doaram vários terrenos para a construção de órgãos públicos municipais e estaduais. Fez a instalação de poços artesianos e rede de saneamento, os quais doaram ao município. Dedicou-se à agricultura e à pecuária. As terras de Guairaçá são contíguas às de Paranavaí, colônia criada diretamente pelo Estado, em 1942. Pela Lei de 11 de outubro de 1947, Guairaçá foi elevada à categoria de Distrito, pertencente ao Município de Mandaguari. A emancipação política – administrativa ocorreu a 11 de novembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito eleito.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram