IBAITI – Paraná

IBAITI – Paraná

No inicio do século XX o coronel Luiz Ferreira de Mello, doou 75 alqueires para formação de um povoado, o Patrimônio do Café, em 1916 o povoado era iniciado. Os primeiros habitantes foram atraídos pela promessa da exploração Carbonífera. O transporte era feito pôr carro-de-boi, de Barra Bonita até a estação de Cologeras. Barra Bonita era um povoado paralelo a ascensão do Patrimônio de Café. Este povoado foi criado as margens da Ferrovia que em Setembro de 1926 foi inaugurada.

Em 2 de Abril de 1926 a sede distrital do Patrimônio do Café, foi transferida para Barra Bonita. Em 1943, cogito-se a mudança de barra Bonita para Ibaiti, em 11 de Outubro de 1947 era criado o município com o nome de Ibaiti, que significa ‘Água da Pedra’, a solenidade foi no dia 09 de Novembro do mesmo ano, hoje aniversário da cidade.

Vale lembrar que em 1968, o município chegou a 35 mil habitantes, por suas linhas paisagens de Café, mas com a geada de 1975 e os baixos preços e a falta de colaboração do governo, muitos moradores foram embora. Atualmente Ibaiti, vive um novo desenvolvimento, baseando-se na produção agrícola e na industrialização.

Atrativos turísticos de Ibaiti – Parque Estadual da Mina Velha: O Parque Estadual da Mina Velha, originou-se de uma região de antigas minas de carvão, hoje desativadas. Fica próximo ao centro da cidade. No parque, podem-se encontrar a antiga chaminé, túneis de extração de carvão e cachoeiras.

Conta com um grande patrimônio natural-histórico-cultural, sendo composto por um vale bastante amplo coberto de vegetação nativa e conservada, e também pelo Salto da Mina, queda d’água no Ribeirão Barra Bonita com cerca de 40 metros de altura, que surge abruptamente por cima da Mina Velha, formando um poço com aproximadamente 7 metros de profundidade.

Conta também com a Cachoeira do Sol Nascer, queda d’água com aproximadamente 15 metros de altura no curso do Ribeirão Barra Bonita, que desliza suavemente pela rocha.

A Mina Velha, antiga na exploração de carvão mineral, em torno da qual o povoado que originou o Município de Ibaiti, mantém hoje galerias abertas à visitação, réplicas de vagonetas no interior dessas galerias, mirante com vista da cortina d’água do salto, e ainda a antiga chaminé.

O Parque propicia ainda atividades de caminhadas, observação da natureza e prática de rapel nas encostas do vale.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram